Caetano Galindo está imparável em 2025.
A peça Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso, dirigida por Felipe Hirsch e Juarr, e com dramaturgia à oito mãos que incluem as suas, as da dupla de diretores e do escritor Guilherme Gontijo segue em cartaz com temporada de sucesso em São Paulo.
Hirsch também é seu parceiro no projeto da primeira antologia póstuma de contos de Dalton Trevisan, que será lançada pela editora Todavia em celebração ao centenário do escritor curitibano.
+ Leia Também + Exposição sobre sotaques e fala brasileira no Museu da Língua Portuguesa +
Além disso, o escritor, dramaturgo e linguista divide a curadoria da mostra Fala Falar Falares, ao lado da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Como se fosse pouco, ele lança nesta quarta-feira (23), às 19h, na Livraria Arte & Letra, seu novo livro, “Na ponta da língua: O nosso português da cabeça aos pés”, evento no qual vai falar sobre sua nova obra e autografá-la para quem quiser.
Galindo expande a pesquisa sobra a “inculta e bela” língua portuguesa iniciada em “Latim em Pó: Um passeio pela formação do nosso português”, improvável best seller de popularização científica lançado em 2023. Se antes o foco estava nas origens latinas do idioma, agora ele aprofunda os caminhos etimológicos das palavras que usamos no cotidiano.
A estrutura do corpo humano serve como base para o percurso. Das orelhas aos dedos dos pés, Galindo revela as muitas histórias escondidas nas palavras. Com leveza e erudição, mistura com precisão conhecimento técnico e uma prosa viva, divertida e acessível — que escapa do tom acadêmico da linguística tradicional.
Como bem definiu Tom Zé, “Galindo não fala só de linguística: ele escreve livros de aventuras”.
Lançamento do livro “Na ponta da língua: O nosso português da cabeça aos pés”
Onde: Livraria Arte & Letra (Al. Presidente Taunay, 130, Curitiba – PR)
Quando: Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 19h
Quanto: Evento gratuito