O musical Professor Samba – Uma homenagem a Ismael Silva tem sessão nesta quarta (14), na Sala Rosamaria Murtinho, no Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro. A temporada vai até o dia 28 de maio, sempre às quartas-feiras, às 20h30. A peça homenageia o sambista carioca Ismael Silva (1905–1978), um dos criadores da primeira escola de samba do país, a histórica Deixa Falar, que mais tarde se tornaria a Estácio de Sá.

+ Leia também + Mostra exibe filmes sobre futebol no CINEFoot 2025

A cada semana, o espetáculo contará com a participação especial de integrantes de uma escola de samba carioca. Após a apresentação, esses convidados entram em cena para celebrar o samba com uma grande roda. Nesta quarta, será a vez da Paraíso do Tuiuti. Nas semanas seguintes, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense.

Foto: Ernani Pinho

O espetáculo recebeu indicações aos prêmios APTR, na categoria Direção de Movimento (Édio Nunes e Milton Filho), e ao Prêmio Shell, na categoria Melhor Ator (Édio Nunes).

Ismael, o professor do samba

Três atores se revezam no papel principal: Édio Nunes — que também assina a direção e a idealização do projeto —, Jorge Maya e Milton Filho. O texto e a direção são de Ana Veloso. A direção musical é de Wladimir Pinheiro.

A trama se passa em uma roda de samba ambientada na Lapa entre as décadas de 1920 e 1950. Ismael Silva conduz o público por sua história, marcada pela boemia carioca, pela malandragem e por fatos importantes da cultura popular do Rio de Janeiro.

Os três intérpretes se desdobram para dar vida ao personagem principal e também a outras figuras, numa narrativa que aborda o contexto histórico em que o samba se transformou. A peça mostra como o gênero musical resistiu ao preconceito, evoluiu e se manteve forte décadas após sua origem nas rodas da casa da Tia Ciata (1854–1924).

“A transformação do samba, os blocos de carnaval, a criação das escolas de samba, a cadência da bateria… Tudo isso vem de Ismael e seus contemporâneos”, afirma Édio Nunes. “É um legado que transcende a música. É cultura, é identidade. O samba é símbolo de um Brasil profundo, como o futebol. É a cultura do povo preto, que precisa ser contada, cantada e reverenciada.”

Professor Samba – Uma homenagem a Ismael Silva
Onde: Sala Rosamaria Murtinho – Teatro Fashion Mall, Estrada da Gávea, 899, sala 213, São Conrado, Rio de Janeiro/RJ
Quando: Quartas-feiras, de 7 a 28 de maio de 2025, às 20h30
Quanto: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada) no Sympla 
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile