Entre 13 e 17 de agosto, na Semana Literária Sesc & Feira do Livro 2025, leitores terão a oportunidade de se encontrar e conversar com alguns nomes importantes da literatura nacional, acompanhar lançamentos de autores de destaque da literatura paranaense e participar de encontros que se estendem a diversas cidades do interior do estado.

+ Leia Também + Como ler ‘Terceiros Episódios”, livro do poeta Ivan Justen Santana

Realizado desde 1981, o evento programa bate-papos, performances, shows, oficinas e atividades infantis em torno dos livros e da paixão pela literatura. Confira abaixo 12 destaques da programação 2025:

1. Guta lê Dalton: Leitura dramatizada de contos selecionados

Guta Stresser lê Dalton Trevisan. Foto: Rede Globo/reprodução

Atriz curitibana com passagem marcante por 14 anos em A Grande Família, Guta Stresser apresenta uma leitura dramatizada de contos de Dalton Trevisan, um dos mais celebrados autores brasileiros. Com sólida trajetória no teatro, cinema e televisão, Guta interpreta os textos com sua experiência cênica e sensibilidade, dando vida às atmosferas e personagens do “Vampiro de Curitiba”.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON – Auditório Poty Lazzarotto
Quando: 13/08/2025 | 19h às 19h30
Quanto: Gratuito

2. Urbanidades e literatura: a cidade como personagem – com Nelson Motta

Nélson Motta fala de cidades como inspiração. Foto; divulgação

Compositor, escritor, jornalista e produtor musical, Nelson Motta é um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, com trajetória que atravessa a música, o teatro, a TV e a literatura. Autor de sucessos da MPB e best-sellers, ele conversa com o público sobre como as cidades influenciam narrativas, personagens e a própria linguagem literária. A mediação é de Maurício Cruz.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 13/08/2025 | 19h30 às 20h30
Quanto: Gratuito

3. Performance: Garganta, entre ranho e sanha – com Guilherme Gontijo Flores

Guilherme Gontijo Flores. Foto: reprodução/Rascunho

Poeta, tradutor e professor, Guilherme Gontijo Flores apresenta uma leitura performática de poemas que investigam a voz e o canto na poesia. No encontro, textos do livro Ranho e sanha se mesclam a outras obras do autor, explorando sonoridades e reflexões sobre a materialidade da linguagem.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 14/08/2025 | 17h às 18h
Quanto: Gratuito

4. Cidade, pessoas e livros: a subjetividade dos invisíveis – com Jeferson Tenório

O escritor Jeferson Tenório é um dos convidados do evento literário. Foto: Carlos Macedo/Divulgação


Vencedor do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Oceanos, Jeferson Tenório é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Suas obras abordam questões como racismo, educação, memória e identidade, sempre com personagens profundamente humanos. No bate-papo, ele discute a presença dos “invisíveis” na cidade e na literatura, articulando experiências pessoais e coletivas. Mediação de Celio Jamaica.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 14/08/2025 | 19h às 20h
Quanto: Gratuito

5. Territórios da escrita – com Cristovão Tezza e Noemi Jaffe

Noemi Jaffe e Cristovão Tezza. Foto: divulgação

Dois escritores de relevância nacional se encontram para falar sobre as possibilidades da escrita e suas trajetórias literárias. Cristovão Tezza, autor de O filho eterno, e Noemi Jaffe, conhecida por obras que exploram memória e invenção, compartilham experiências sobre criação, pesquisa e estilo. A conversa acontece em Medianeira, aproximando o público do interior do Paraná a grandes nomes da literatura brasileira.
Onde: Colégio Estadual João Manoel Mondrone – Medianeira
Quando: 14/08/2025 | 10h30 às 12h
Quanto: Gratuito

6. Terceiros episódios – com Ivan Justen

O poeta Ivan Justen Santana lança Terceiros Episódios. Foto: Adriana Sydor

Poeta e tradutor, Ivan Justen apresenta seu terceiro livro, Terceiros episódios, obra marcada pela fragmentação, intertextualidade e experimentações formais. Entre sonetos, quadras, limeriques e homenagens, o autor mistura delicadeza e ironia, transformando memórias e afetos em linguagem inventiva.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 14/08/2025 | 19h às 20h
Quanto: Gratuito

7. Rollo de Resende – 60 anos

O escritor Rollo de Resende. Foto: Júlio Covello

O bate-papo celebra a obra e o legado de Rollo de Resende (1965-1995), poeta queer paranaense cuja produção foi interrompida precocemente. Com participação de Francisco Mallmann e Jane Sprenger Bodnar, e mediação de Hiago Rizzi, a conversa apresenta ao público Táxis experimentais, seleção inédita de poemas que revelam o lado mais experimental e erótico do autor.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 15/08/2025 | 16h às 17h
Quanto: Gratuito

8. Toda cabeça de irmão – com Julia Raiz

A autora Julia Raiz. Foto: reprodução @escamandro.wordpress.com

A escritora e tradutora Julia Raiz lança seu novo livro, que investiga relações entre irmãos por meio de uma narrativa poética e fragmentada. Entre memórias, ausências e tensões, a obra percorre espaços físicos e afetivos, cruzando referências literárias e culturais. Julia também fala sobre seu trabalho no Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Curitiba.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 16/08/2025 | 12h às 13h
Quanto: Gratuito

9. Rascunho e seus 25 anos – com Rogério Pereira

O escritor Rogério Pereira. Foto: Juliana Skalski

Fundador do jornal literário Rascunho, Rogério Pereira celebra os 25 anos da publicação que se tornou referência no jornalismo cultural brasileiro. O bate-papo, mediado por Andrea Mayumi, revisita a trajetória do jornal, sua contribuição para a crítica literária e o incentivo à leitura, além de abordar a experiência do autor como romancista e gestor cultural.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 16/08/2025 | 15h às 16h
Quanto: Gratuito

10. As crianças – com Luiz Felipe Leprevost

Luiz Felipe Leprevost na BPP. Foto: divulgação

A nova obra do escritor, ator e dramaturgo Luiz Felipe Leprevost é uma coletânea de crônicas-poemas sobre infância e relações familiares. Entre inocência e dor, Leprevost costura memórias e ficções que exaltam a importância de valorizar momentos simples e afetos. Diretor da Biblioteca Pública do Paraná, o autor fala também sobre sua trajetória literária e atuação cultural.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 17/08/2025 | 13h às 14h
Quanto: Gratuito

11. Passeio pela memória e pela fantasia – com Bráulio Tavares e João Anzanello Carrascoza

João Anzanello Carrascoza e Bráulio Tavares. Foto: divulgação

Dois mestres da prosa e da poesia dividem o palco para falar sobre suas obras e sobre como memória e fantasia moldam narrativas. Bráulio Tavares, especialista em literatura fantástica, e João Anzanello Carrascoza, premiado autor de romances e contos, exploram o diálogo entre real e imaginário na escrita. Mediação de Thiago Tizzot.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON
Quando: 17/08/2025 | 17h às 18h
Quanto: Gratuito

12. Show com Marcelo Jeneci

Marcelo Jeneci fecha a Semana Literária Sesc. Foto: Reprodução/Facebook

Com sanfona presenteada por Dominguinhos e carreira marcada por canções que se tornaram trilhas sonoras de novelas e filmes, Marcelo Jeneci encerra a programação com um show que mistura arranjos sinfônicos, sintetizadores e melodias marcantes. Compositor de hits como Felicidade e Pra sonhar, Jeneci promete uma apresentação emocionante. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência no estande do Sesc Paraná.
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON – Auditório Poty Lazzarotto
Quando: 17/08/2025 | 18h30 às 19h30
Quanto: Gratuito

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile