A banda goiana de rock psicodélico Boogarins volta a Curitiba para lançar seu quinto álbum, BACURI, no dia 25 de outubro, sábado, no Stage Garden. Cinco anos depois do último disco de inéditas, o grupo apresenta um trabalho que marca o retorno às raízes criativas, sendo o primeiro gravado inteiramente em casa desde o álbum de estreia As Plantas que Curam (2013).

+ Leia Também + ‘No Céu da Boca’: as invenções de Jamil Snege no palco

Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2024, na categoria “Show do Ano”, a Boogarins agora traz para Curitiba seus sons irreverentes e cativantes, capazes de transportar o público para viagens mentais únicas.

Retorno às origens

Os goianos unem potência ao vivo e experimentação sonora em nova fase da carreira. Foto: Daniel Rolim

Celebrando mais de dez anos de caminhada, a banda escolheu gravar BACURI em casa e de forma coletiva. O disco foi produzido pelos próprios integrantes em parceria com a engenheira de áudio Alejandra Luciani, na residência que ela, Raphael Vaz e Dinho Almeida compartilham em São Paulo.

Dessa vez, a experimentação se afastou dos improvisos lisérgicos para privilegiar arranjos estruturados e focados na energia dos quatro músicos tocando juntos. O resultado são dez faixas assinadas e compostas coletivamente, que unem a potência das apresentações ao vivo à inventividade das camadas sonoras que marcaram os discos anteriores.

Um amadurecimento sonoro

Para os integrantes, os anos de estrada, os desafios da vida e a paternidade influenciaram o amadurecimento lírico e sonoro do álbum. Bacuri, palavra de origem tupi, remete a um fruto típico da Amazônia e do cerrado, mas em algumas regiões do Brasil também significa “criança”. “É engraçado que sempre nos chamaram de ‘meninos da banda’ e agora os ‘meninos’ são outros, os nossos filhos”, reflete Benke Ferraz (guitarra e voz).

Segundo Dinho Almeida, o disco captura, pela primeira vez, a energia transmitida nos palcos. Ele celebra o álbum como fruto do trabalho construído em banda e em família: “É a magia de quatro amigos que entraram na vida adulta fazendo shows juntos, radiantes pela música sincera e profunda que conseguimos criar.”

Trajetória internacional

Mais de dez anos de estrada: Boogarins apresenta em Curitiba a energia captada no disco “BACURI”. Foto: Daniel Rolim

Formada em 2013 por Benke Ferraz (guitarra e voz), Dinho Almeida (guitarra e voz), Raphael Vaz (baixo, moog e voz) e Ynaiã Benthroldo (bateria e voz), a Boogarins é considerada um dos principais nomes da música brasileira contemporânea.

Com cinco álbuns de estúdio, duas coletâneas e uma indicação ao Grammy Latino, a banda já realizou mais de 300 shows na Europa, Estados Unidos e América Latina. O grupo esteve em festivais como Rock in Rio Lisboa, Primavera Sound, Coquetel Molotov, Coachella, Lollapalooza e SXSW.

Boogarins em Curitiba

Onde: Stage Garden – Av. Mal. Floriano Peixoto, 4142 – Prado Velho, Curitiba/PR
Quando: Sábado, 25 de outubro, às 22h
Quanto: Ingressos a partir de R$ 75 (mais taxa) no site Articket
Classificação: 18 anos
Realização: Lado C Ativadora Cultural | Todt Produções | Stage Garden

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile