Por Gabriel Costa, especial para o Fringe

Quando foi anunciada a line-up do Lollapalooza de 2026, no final do mês de agosto, os fãs do festival foram pegos de surpresa. Ao lado de nomes conhecidos, como Tyler, The Creator, Chappell Roan, Lorde, Deftones e Sabrina Carpenter, estava uma banda que ainda não tinha lançado qualquer música: FOTO EM GRUPO.

O Instagram do grupo era ainda mais enigmático, com apenas uma foto — a do line-up do festival — e uma bio curiosa: “A gente já fazia som junto, só não lançava em grupo.”

Foto: Instagram/FOTO EM GRUPO

Quando os internautas começaram a investigar, descobriram que FOTO EM GRUPO não era um nome totalmente desconhecido — pelo menos não para quem acompanha de perto a nova cena da MPB. Por trás do projeto estão quatro nomes conhecidos da música nacional: Pedro Calais e Otavio “Zani” Cardoso, vocalista e guitarrista do Lagum, respectivamente, além de Ana Caetano, do duo Anavitória, e João Ferreira, vocalista e guitarrista do Daparte.

No mês passado, o quarteto lançou sua primeira — e até agora única — música, “Toda Esfera”, uma junção dos estilos musicais presentes nos grupos dos artistas, em uma canção animada e de letra romântica.

Comparações com Os Tribalistas

Logo após o lançamento, surgiram comparações com outro grupo clássico da música brasileira, que surgiu em condições parecidas com o FOTO EM GRUPO: os Tribalistas, de Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

Claro, comparar um grupo recém-criado com uma das bandas de maior sucesso do Brasil nos últimos 30 anos pode parecer um pouco precipitado — mas há motivos totalmente justos para a comparação.

Ana Caetano, por exemplo, se consolidou como uma das mais notáveis compositoras nacionais da última década, com álbuns bem avaliados pela crítica especializada e amados por uma fiel base de fãs. O Lagum lota shows Brasil afora com hits que já ultrapassam 100 milhões de streams no Spotify. E o Daparte entrega um dos sons mais originais do indie rock brasileiro.

Hoje é fácil apontar a genialidade das canções dos Tribalistas — e de seus membros também. Mas um dia Marisa, Arnaldo e Carlinhos foram apenas jovens loucos e sonhadores.

Para os próximos trabalhos do FOTO EM GRUPO, que devem sair antes do Lollapalooza, podemos esperar o que há de mais refinado na nova MPB. O Brasil está carente de supergrupos musicais — e eles têm totais condições de tomar esse holofote para si.

Quem acompanha a nova cena musical brasileira deve ficar de olho no que vem por aí. Se conquistarem ao menos uma fração do sucesso que já têm em seus grupos, ainda vão fazer muito barulho.

 

 

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile