Um blecaute faz o elevador parar — e assim começam as duas histórias que compõem a dramaturgia de Três Luzes. O monólogo, estrelado pela atriz paranaense Cássia Damasceno, fica em cartaz de 12 de novembro a 5 de dezembro, sempre de quarta a sexta-feira, no Sesc Pompeia, em São Paulo.
No palco, Cássia divide a cena com a musicista Julia Klüber, responsável pela sonorização ao vivo, em alternância com Nina Nicolaiewsky. A obra é uma autoficção dirigida por Aristeu Araújo e inspirada nas histórias de vida dos pais dos autores, entrelaçando lembranças pessoais e memórias coletivas.
+ Leia Também + Infinitas Luminescências – uma crítica à peça Três Luzes no Festival de Curitiba
Apresentada em 2023 em leitura no Festival de Curitiba e, no ano seguinte, na Mostra Lúcia Camargo, Três Luzes evoluiu de um experimento cênico para um espetáculo sobre a fragilidade humana diante da escuridão — literal e simbólica.
Durante o blecaute, a personagem revê sua própria trajetória e a de seus pais. O ambiente de luz e sombra desperta recordações que se sobrepõem a pequenos ensaios poéticos sobre os sonhos, os medos e as contradições da vida contemporânea.
“O espetáculo Três Luzes fala sobre os sonhos e medos que nós — filhas e filhos — temos, assim como os sonhos e medos de nossos pais. Porque, ao falar dos nossos núcleos, falamos de todos”, explica Cássia Damasceno.
A atriz conta que a criação nasceu de forma orgânica durante o período pandêmico da Covid-19, em um exercício forçado de repensar a vida e suas marcas. A experiência, compartilhada com o parceiro criativo Aristeu Araújo, resultou em um trabalho que busca tocar o público pela identificação emocional.
A musicista Julia Klüber acompanha a atriz no palco, realizando a sonoplastia com uma controladora digital e recursos analógicos. Nina Nicolaiewsky assume a sonorização nas apresentações dos dias 20 e 21 de novembro. A equipe artística conta ainda com Nadja Naira na iluminação, Luiz Lepchak na composição sonora e Jade Azevedo nas assistências de direção e produção.
Três Luzes
Onde: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, São Paulo
Quando: de 12 de novembro a 5 de dezembro, quartas a sextas, às 20h
Quanto: ingressos no site do Sesc

