O Festival Paisagem Sonora começa nesta sexta-feira (05) em Salvador, celebrando sua sétima edição com três dias de programação gratuita dedicada à arte, à música e à educação. Promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o evento acontece até domingo (07), na Casa Rosa, no Rio Vermelho.

+ Leia Também + Começa a 3ª Mostra de Cinema da Petrobras 

Criado no Recôncavo baiano, o festival é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRB, com apoio da SECADI/MEC, Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura. O programa trata a música como linguagem de resistência, memória e criação coletiva, articulando ações de arte, educação e justiça social.

Foto; divulgação

Mais que um evento cultural, o Paisagem Sonora se afirma como política pública de extensão universitária. A cada edição, um artista baiano orienta as pesquisas, o livro e a programação do festival. Em 2025, quem inspira o processo é o artista plástico, carnavalesco, designer e serígrafo Alberto Pitta, referência central desta edição.

Na sexta-feira (05), o Selo Editorial Anjo Negro lança novos livros vinculados ao festival: “Alberto Pitta: FúnFún DúDú”, “Nações do Candomblé”, de Mateus Aleluia, “Bembé do Mercado: Dossiê de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil” e um box com os 21 Cadernos de Educação do Ilê Aiyê. Ainda na sexta, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, ocorre o lançamento do livro e documentário “Ilê Axé Opô Afonjá – Pedagogia da Ancestralidade”, em homenagem aos 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi.

Durante os três dias, o Teatro Cambará, na Casa Rosa, recebe seis seminários sobre arte, educação e memória. A abertura ocorre na sexta-feira (05), às 15h30, com Zara Figueiredo (SECADI/MEC), que aborda a Política Nacional de Equidade. Em seguida, Danillo Barata, pró-reitor da UFRB, apresenta o seminário “Programa Música e Educação para as Organizações da Resistência”.

No sábado (06), às 14h, Arto Lindsay, Alê Siqueira e Nancy Viegas discutem processos criativos em “Paisagens Sonoras: Redes do Comum”. Às 15h, com mediação de Mara Felipe, o seminário “Reconfigurações do Carnaval Negro” reúne Afrocidade, Alberto Pitta, Rogério Oliveira e Giba Gonçalves. No domingo (07), às 14h30, Anelis Assumpção fala sobre memória e afrofuturismo. Em seguida, às 15h30, Lazzo Matumbi participa do “Seminário Clube da Radiola”, refletindo sobre o álbum “Atrás do Pôr do Sol”.

As apresentações musicais, com ingressos já esgotados, acontecem nos três dias. Na sexta (05), sobem ao palco Cortejo Afro com participação de Arto Lindsay, além do grupo Afrocidade. No sábado (06), tocam Afoxé Filhos de Gandhy, ÀTTØØXXÁ, Marcia Castro e Roda de Samba Reggae. O encerramento, no domingo (07), fica por conta do Ilê Aiyê e de Lazzo Matumbi, que convida Anelis Assumpção.

A programação completa pode ser consultada no site oficial do festival.

7º Festival Paisagem Sonora

Onde: Casa Rosa, Rio Vermelho – Salvador
Quando: 05 a 07 de dezembro
Quanto: Gratuito

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile