O 16º Festival de Cinema Francês do Brasil entra em sua reta final e segue nos cinemas de todo o país até quarta-feira, 10 de dezembro. A programação reúne 20 longas-metragens, além do clássico A Cabra, de Francis Veber, consolidando o evento como o único festival simultâneo de cinema francês em território nacional. Desde sua criação, já ultrapassou dois milhões de espectadores.

+ Leia Também + Tulipa Ruiz na nova edição da Prudente Cultural 

Mais de 50 cidades recebem a edição de 2025, que aposta em diversidade de temas e linguagens: drama histórico, animação autoral, comédia, cinebiografias e narrativas contemporâneas.

Destaques da programação

Entre os principais títulos está Mãos à Obra (À pied d’oeuvre), de Valérie Donzelli, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. Protagonizado por Bastien Bouillon, a produção acompanha um fotógrafo que abandona a carreira no auge para se dedicar à escrita. O longa estreia na França apenas em 4 de fevereiro de 2026, tornando a exibição no festival um lançamento inédito.

Julie Delpy dirige e atua em ‘Vizinhos Bárbaros’. Foto: divulgação

Outro destaque é O Estrangeiro, adaptação de François Ozon para o clássico de Albert Camus. Filmado em preto e branco, o longa retoma a complexidade filosófica do personagem Meursault no cenário da Argélia colonialista. A obra é considerada “quase impossível de adaptar” e só havia sido filmada anteriormente por Luchino Visconti, em 1967.

O festival exibe ainda Eu, Que Te Amei (Moi qui t’aimais), de Diane Kurys, centrado na turbulenta relação entre Yves Montand e Simone Signoret, marcada pela notoriedade do caso de Montand com Marilyn Monroe.

Autores consagrados e novas vozes

A programação inclui produções de nomes de referência, como os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, com o drama Jovens Mães, e Julie Delpy, que dirige e atua na comédia Vizinhos Bárbaros. Entre os títulos em destaque:

  • 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon

  • Maya, Me Dê Um Título, de Michel Gondry

  • O Segredo da Chef, de Amélie Bonnin

  • homenagem especial ao ator e cineasta Pierre Richard, com Sonho, Logo Existo

O festival traz ainda atuações de Isabelle Huppert, Omar Sy, Vanessa Paradis, Pio Marmaï e Roschdy Zem.

Apoio e parceiros

O Festival de Cinema Francês do Brasil conta com Varilux como patrocinador master e apoio do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, Prefeitura do Rio, BNP Paribas, Edenred, Voltalia, Fairmont e Air France. Também integram a iniciativa as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, distribuidoras e redes exibidoras independentes e comerciais.

16º Festival de Cinema Francês do Brasil

Onde: cinemas de mais de 50 cidades
Quando: até 10 de dezembro
Programação completa: disponível no site e canais do festival
Instagram / TikTok / Facebook / YouTube / Spotify: @FestCineFrancesBR
Hashtag: #FestCineFrancêsBR

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile