O tema da 71ª Ocupação Itaú Cultural são a vida e ao legado de Grande Othelo. A mostra celebra o artista em sua potência multitalentosa, complexa, questionadora e profundamente negra. Aberta de 6 de dezembro de 2025 a 8 de março de 2026, reúne fotos, vídeos, documentos, publicação e site com conteúdos exclusivos.
+ Leia Também + Três discos que mudaram o Brasil
Filho de Minas Gerais e nascido em 1915, Othelo aproximou-se dos palcos ainda criança, ingressando no circo antes de tornar-se mestre do magnetismo cênico no teatro, no cinema e na televisão.
Atravessou tragédias, desafiou estruturas racistas e tornou-se um dos intérpretes mais inventivos da cultura brasileira.
Na música, escreveu letras para sambas. Na poesia, moldou crítica, afeto e dor, transformando-se em síntese de ator-poema: corpo, cena e verso.

A mostra inclui material raro e iconográfico do acervo da Funarte, parceira da exposição, e enfatiza um artista que superou o imaginário popular e dialogou com gerações e talentos — de Ruth de Souza a Watusi, de Oscarito a Josephine Baker
Ocupação Grande Othelo
Onde: Itaú Cultural, São Paulo
Quando: 6 de dezembro de 2025 a 8 de março de 2026
Quanto: Entrada gratuita
Horários
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h

