Desde que surgiu, no longínquo ano de 1993, o Jota Quest vem permeando suas canções pelo soul, funk, pop e black music em canções que ganharam, sem dúvida, bons arranjos. Isso fica evidente já no disco de estreia, homônimo, quando o grupo ainda se chamava J Quest e lançou músicas como Encontrar Alguém e As Dores do Mundo.

+ LEIA TAMBÉM + Festival Cecília Viva leva Metá Metá, Azymuth e DJ Nuts na noite de Ilhabela

Desde então, a banda mineira vem passeando por diversos estilos, mas jamais deixando de lado os ritmos que sempre abraçou durante a carreira – e é claro, os seus grandes ídolos.

Tim Maia é com certeza um deles e não só pela similaridade de alguns elementos sonoros, mas também como uma grande influência para Rogério Flausino e companhia. E esse é um dos grandes motivos por trás do novo projeto do grupo, um disco de covers para homenagear o síndico.

Jota Quest programa para abril o lançamento de álbum com regravações de músicas do repertório de Tim Maia (1942 –1998) — Foto: Divulgação

O tributo, previsto para abril do ano que vem, vai contar com versões do grupo para um dos grandes nomes da música brasileira, que nos deixou em 1998 devido a uma parada cardiorrespiratória. Tim foi um dos grandes responsáveis pela disseminação do funk e do soul, principalmente entre as décadas de 60 e 70. 

Embora ainda faltem alguns meses para o lançamento do projeto, o Jota Quest já deu uma palhinha do que pode vir por aí com o single Acenda o Farol – um dos grandes sucessos de Tim Maia presente no álbum Tim Maia Disco Club – e que está disponível nas plataformas digitais desde o último dia 4.

A música, na verdade, pode até ser considerada uma espécie de “feat”, já que o grupo usa os trechos do próprio síndico na canção. E os arranjos, bem… estão de acordo com a origem do hit: recheada de metais, baixo groovado e muito bem marcada na bateria. Nada muito fora do esperado. 

Jota Quest tem culhão para homenagear Tim?

Você pode até não ser fã do grupo mineiro, mas há de convir que eles são uma banda bem montada e produzida. Em Acenda o Farol dá para sentir a similaridade artística de ambos, mas também o cuidado em preservar a essência de Tim.

É claro que ninguém na face da terra se assemelha fielmente ao artista – e nunca vai estar em condições disso – afinal, ele era único. Mas é possível sim que o Jota Quest preste uma bela homenagem. Vamos aguardar.

 

 

Compartilhar.

Jornalista, DJ e especialista em música brasileira

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile