A Ocupação do Itaú Cultural analisa a obra de João Artacho Jurado (1907-1983), o controverso arquiteto autodidata que desafiou o peso das metrópoles cinzentas da metade do século 20 com suas construções coloridas e decorativas.

Filho de imigrantes espanhois, Artacho foi letrista de cartazes antes de iniciar a carreira na construção civil nos anos 1940. A partir de então, alguns dos projetos mais icônicos de São Paulo – e do Brasil – têm a mão do (não) arquiteto.

Os edifícios Bretagne, Louvre, Viadutos, Planalto são alguns dos projetos assinados por Artacho Jurado, um personagem controverso no universo arquitetônico paulista.

Em vida, Artacho foi sucesso de público, mas não de crítica: viu suas obras serem duramente reprovadas por sua classe profissional, mas se tornaram um grande sucesso comercial e se transformaram em ícones urbanos que integravam espaços de lazer à vida cotidiana.

Saiba mais sobre a Ocupação Artacho Jurado aqui. 

OCUPAÇÃO ITAÚ – ARTACHO JURADO

Data: De 20 de junho a 15 de setembro

Local: Presencial – Itaú Cultural

ENDEREÇO: Avenida Paulista, número 149. Bairro Bela Vista. São Paulo/SP

Fachada icônica do Edificio Hortensias.
Edificio Cinderela em São Paulo.
Edificio tal e quale
Croqui de Artacho.

Compartilhar.
Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile