Rotas da Seda eram a complexa rede de conexões comerciais que ligavam o Oriente e o Ocidente.

Durante mais de mil e quinhentos anos – entre os séculos II a.C. e XIV d.C – as trocas de mercadorias, cultura, filosofia e tecnologia aconteciam ao longo deste milhares de quilômetros que se estendiam da China até o Mediterrâneo, passando por várias regiões da Ásia Central, Índia, Pérsia e o Oriente Médio.

A música produzida nos países em que estas antigas rotas percorriam é o material dos concertos Música Inesperada”, do grupo Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica, marcados para os dias 31 de julho e 1º de agosto, às 20h, no Teatro Paiol, em Curitiba, cuja proposta é unir  repertório diversificado, instrumentos de várias origens e vozes e línguas diversas.

O programa inclui música polifônica e peças em várias línguas, com canções e música instrumental do vasto repertório dos países atravessados como Macedônia, Uzbequistão, Mongólia e Armênia.

Três encarnações

O Studium Musicae é uma evolução do Conjunto Renascentista de Curitiba foi fundado em 1981. Em 1983, o grupo adotou o nome atual e lançou o LP “As Cruzadas”, o primeiro álbum no Brasil dedicado inteiramente à música medieval.

Ao longo dos anos, o grupo coordenou festivais de música em Curitiba, fez uma pausa em 1987 e retornou em 1990 com uma nova formação que durou até 1994, período em que realizaram uma turnê pelos Países Baixos. Em 2022, o Studium Musicae renasceu com o CD triplo “Tríptico” que reuniu músicas dos dois grupos, além de gravações inéditas,

Após três décadas, o volta ao Teatro do Paiol para o recital e gravação do documentário “Música Inesperada”. celebram o legado do grupo, que encontrou no Paiol seu palco mais frequente nos anos 80 e início dos 90. Dirigido por Neni Glock, que já fotografou o grupo em sua fase inicial, o documentário está em sua fase final de produção.

Serviço

Rotas da Seda: a música do mundo – Studium Musicae

Data: 31 de julho e 1º de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro do Paiol – R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho, Curitiba

Gratuito

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile