Neste sábado (27), o cantor Ritchie traz ao Teatro Guaíra sua turnê “A Vida Tem Dessas Coisas”, em comemoração aos 40 anos do lançamento de seu primeiro álbum, “Voo de Coração”, um marco na história da música pop brasileira, lançado em 1983.
No setlist, repleto de hits, o cantor britânico radicado no Brasil revisita grandes sucessos como “Transas”, “A Vida Tem Dessas Coisas”, “Pelo Interfone” e, claro, seu mega hit “Menina Veneno”. A única apresentação de Ritchie começa às 21h15, e os ingressos estão disponíveis para compra aqui.
40 Anos de um voo inovador
O álbum de estreia de Ritchie gerou uma revolução na música pop brasileira. Segundo o jornalista e escritor André Barcinski, “Voo de Coração era uma anomalia no pop brasileiro: a música radiofônica do início dos anos 80 era orgânica, feita de guitarras, não de sintetizadores. Era uma música solar, praiana e alegre – Blitz, Lulu, Gang 90 –, enquanto a música de Ritchie era gélida e contida, conferindo uma atmosfera mais europeia e cool”.
Leia o texto completo sobre Voo do Coração aqui.
Naquela década, a figura do britânico Richard David Court contrastava com a de um popstar tropical: Ritchie era magro, meio andrógino, com orelhas pontudas e dentes imperfeitos, usava topete de gel, jaquetas de couro e cantava com um forte sotaque estrangeiro.
Abajur Cor de Carne
Além disso tudo, o álbum tem “Menina Veneno”. A canção sexy e misteriosa escrita por Bernardo Vilhena que impulsionou as vendas do álbum para mais de um milhão de cópias. Um sucesso que desbancou Roberto Carlos nas paradas daquele ano. A letra, inspirada no escritor alemão Rainer Maria Rilke, seu refrão chiclete e o solo de saxofone são o ponto alto dos recentes shows do cantor.
SERVIÇO:
RITCHIE – “A Vida Tem Dessas Coisas”
- Quando? 27 de julho, às 21h15
- Onde? Teatro Guaíra (Conselheiro Laurindo, s/n, Centro, Curitiba, PR)
- Ingressos: na bilheteria do teatro ou aqui.
LEIA TAMBEM: Concerto une Luiz Gonzaga em holograma a Orquestra Petrobras Sinfônica.