Com informações da Revista Continente.
A influência dos 24 anos da ocupação holandesa em Pernambuco no imaginário de estudiosos, escritores, pesquisadores e artistas é matéria-prima da exposição “1654 – 370 Anos da Rendição dos Holandeses em Pernambuco: Reflexões Históricas e Contemporâneas”, que o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) abriga a partir desta terça-feira (6), às 19h.
A mostra é uma coleção de fotografias, cartografias, vídeos, textos e obras de arte de artistas de de diferentes origens e períodos. Em entrevista à Revista Continente, o curador Dirceu Marroquim afirmou que a mostra não pretende contar a história da ocupação, mas sim olhar o passado com os olhos do presente. “Estamos pensando em como problematizar as histórias dentro da história, isto é, de que maneira os fatos foram apropriados e recontados de formas diferentes”, explicou Marroquim.
Quatro partes e um olhar para o futuro
A montagem da exposição foi dividida em quatro módulos: o primeiro trata do período da permanência dos holandeses em Pernambuco; o segundo das lutas pela rendição e reconquista do território; o terceiro fala sobre a apropriação posterior e sobre como a história foi recontada e o quarto é dedicados a refletir sobre o futuro. “A partir da salvaguarda dos bens materiais, como a restauração do painel de Brennand da Batalha dos Guararapes, e um vídeo sobre o Grêmio Musical Henrique Dias, é um olhar para o futuro a partir da salvaguarda da memória de um restaurador pernambucano, um homem negro que lutou pela rendição dos holandeses e empresta seu nome a um lugar que ensina frevo a jovens em condição de vulnerabilidade social”, disse à Continente Marroquim.
Além de Marroquim, Maria Eduarda Marques e Helena Severo assinam a curadoria, que conta com consultoria técnica do professor Bruno Miranda, considerado uma das maiores referências sobre o Brasil holandês na atualidade. A mostra inclui obras de artistas contemporâneos como Jeff Alan, Diogum e Nathê Ferreira, além de trabalhos de Francisco Brennand (1927-2019). Diante dessas obras, o espectador se depara com novas perspectivas e questionamentos das narrativas históricas estabelecidas.
SERVIÇO
1654 – 370 Anos da Rendição dos Holandeses em Pernambuco: Reflexões Históricas e Contemporâneas
Local: Museu do Estado de Pernambuco, Av. Rui Barbosa, 960 – Bairro das Graças
Data: Abertura na terça-feira (6), às 19h. Visitação: quarta-feira (7), às 19h
Ingresso: Acesso gratuito