Quem somos

O FRINGE faz parte do Festival de Teatro Curitiba!

Ao longo de 22 anos faz a história do teatro Brasileiro. 22 anos provocando, pensando, entretendo. O FRINGE é democrático... Livre... Como a cultura e arte devem ser!

O FRINGE possibilita o encontro, a troca de informações, a divulgação de trabalhos, a colocação de ideias em cena. O FRINGE promove!

O FESTIVAL DE TEATRO CURITIBA, O FRINGE, MISH MASH, RISORAMA, GASTRONOMIX E PROGRAMA GURITIBA são realizações da PARANAXX e estes Festivais acontecem simultaneamente durante os meses de Março e Abril.

A Parnaxx tem como objetivo principal contribuir para o crescimento da consciência cultural individual e coletiva. Somos plurais!

Promovemos gestão, produção cultural e artística gerando experiências transformadoras para a sociedade. Buscamos o infinito… Nossas ideias estimulam, democratizam, fortalecem o acesso e as relações entre o consumidor e as artes. Queremos gerar a expectativa da felicidade.

O que importa não é a forma da ideia em si, mas todas as sensações que ela provoca em você!

Galeria de fotos ♥
Sinta um pouco dessa experiência
Conheça nossa história ♥
O primeiro Fringe surgiu espontaneamente em 1947 em Edimburgo na Escócia, quando companhias que não estavam na programação do Festival Internacional de Edimburgo resolveram criar um evento paralelo à margem do oficial. Desde então outros Fringes surgiram pelo mundo.
1992

Imagine o cenário: um restaurante! Época: 1992. Os personagens: Dois amigos, um de 18 anos e outro de 22 anos. O texto: criação de um Festival de Teatro.

Foi assim... Assim surgiu o maior festival de teatro do Brasil: O FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA. Num bate-papo em um restaurante. Uma ideia, que a principio parecia doida, se transformou numa bela realidade que marcou a história do teatro brasileiro. Hoje com 28 anos de história, reúne além de teatro, gastronomia, stand up, espetáculos infantis, circo, mágica, dança, música, debates, oficina, palestras e muito mais. Realizado pela PARNAXX, cresce a cada ano, com eventos consolidados: Fringe, Risorama, Guritiba, Mish Mash e Gastronomix.

1º festival

Um teatro para o Festival
Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare

Na sua primeira edição o Festival – de certa maneira – ganhou um presente da cidade de Curitiba, a construção do teatro Ópera de Arame. Criada pelo prefeito Jaime Lerner pra ser a “sede” do primeiro Festival de Teatro de Curitiba. Lerner, foi um dos maiores incentivadores do evento, que nasceu pra ser um sucesso. O espetáculo que inaugurou o teatro, e consequentemente a primeira peça do Festival foi Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, com direção de Cacá Rosset. Foi uma abertura antológica, única, especial e que marcou positivamente, e afetivamente, a primeira edição. O 1º Festival, ainda contou com espetáculos de Gerald Thomas, Zé Celso Martinez Corrêa e Antunes Filho.

1998

Mas o Festival ainda não estava completo... Faltava alguma coisa.
O Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro

Em 1947, surge na cidade de Edimburgo na Escócia um dos maiores eventos de teatro do mundo: o FRINGE. Evento que surgiu em paralelo ao Festival Internacional de Edimburgo, com as companhias que não foram selecionadas pela programação. E em 1998 em sua 7ª edição, O festival importou a ideia de ter seu próprio Fringe: um espaço aberto, democrático e sem curadoria, que recebe a participação voluntária de qualquer companhia profissional. O Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro e traz centenas de espetáculos de vários gêneros em diversos espaços culturais de Curitiba. Grandes montagens, autores de expressão, artistas, já passaram pelo FRINGE nessas duas décadas de história.

2003

Surge o Risorama

Surge o Risorama, o maior evento de stand up comedy do Brasil. Pelo RISORAMA já passaram os maiores nomes do humor brasileiro. Com curadoria de Diogo Portugal, o evento já recebeu em seu palco: Danilo Gentili, Marco Luque, Victor Sarro, Rafael Portugal, Fábio Rabin, Sérgio Malandro entre outros.

2008

Guritiba
Ganhou MENÇÃO HONROSA do Prêmio Sesi ODS

Nascem dois eventos que mudaram o panorama do Festival de Curitiba! Guritiba Um evento que cresce a cada ano em importância. Em 2019 ganhou MENÇÃO HONROSA do Prêmio Sesi ODS como reconhecimento do trabalho diante do Desenvolvimento Sustentável. O Guritiba é especialmente pensado para as crianças e funciona em dois momentos: durante o festival, com vários espetáculos infantis e atividades recreativas, e, ao longo do ano, levando peças teatrais e oficinas a escolas de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

2009

Mish Mash
Música, circo, mágica, dança

Evento que traz atrações no ParkCultural reunidos em um só espetáculo: música, circo, mágica, dança. Em todas as edições, o Mish Mash se renova e traz artistas renomados do Brasil e do mundo. Um grande espetáculo que diverte a família inteira.

2017

Interlocuções
Debates, palestras, lançamentos de livros, exposições, performances, oficinas

Segmento simultâneo que expande os temas da Mostra do Festival de Teatro de Curitiba para além dos palcos, com debates, palestras, lançamentos de livros, exposições, performances, oficinas – chegou na sua última edição (2019), com 46 atividades gratuitas. A ação tem como objetivo ampliar a experiência e integração entre artistas, público e atrair estudantes e grupos estimulando o pensamento sobre as artes cênicas.

2019

Atualmente
Um Festival que é referência nas artes cênicas do Brasil

Mais de 6 mil espetáculos nacionais e internacionais, público aproximado de 4 milhões de pessoas, os maiores nomes do teatro brasileiro já passaram por aqui. Um Festival que é referência nas artes cênicas do Brasil. Durante 12 dias, Curitiba respira teatro... O Brasil pulsa teatro em Curitiba! O inesperado acontece aqui!

Dúvidas ou sugestões sobre o Fringe?
Entre em contato, nossa equipe está disposta em te ajudar!