Mãos às câmeras, fotógrafos de Pernambuco e deste Brasil! O edital da 12ª e 13ª edição do Prêmio Pernambuco de Fotografia está no ar. O prêmio, que não aconteceu no ano passado, retorna em dobro para reconhecer, valorizar, incentivar e difundir a produção fotográfica amadora e profissional de Pernambuco, com um valor total de prêmios de R$ 180 mil.
Com o tema “Computadores fazem arte, fotógrafos fazem o quê?”, as premiações têm como homenageada Hermina de Carvalho Menna da Costa, considerada a primeira fotógrafa de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Cultura, que patrocina o prêmio, ele tem “um papel central na política cultural do estado, fortalecendo a fotografia como um patrimônio imaterial que merece ser preservado e incentivado”.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco, são gratuitas e deverão ser feitas no período de 19 de agosto de 2024 a 19 de setembro de 2024, até às 16h59. Todas as informações e o edital estão disponíveis em www.cultura.pe.gov.br.
Primeira Fotógrafa
Hermina de Carvalho Menna da Costa é considera a fotógrafa pioneira do Recife. hermina teve um ateliê chamado Photographia Moderna, localizado na Rua da Imperatriz, 47, no centro da cidade, por volta de 1885. Ela também participou da “5ª Exposição Artístico-Industrial da Imperial Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais”, evento que ajudou a dar visibilidade ao seu trabalho, já que a fotografia era vista como um ofício masculino na época, e muitas vezes o trabalho das mulheres era atribuído a homens que lideravam a profissão.
SERVIÇO
Onde: Inscrições online pelo Mapa Cultural de Pernambuco
Quando: De 19 de agosto a 19 de setembro de 2024
Quanto: Inscrições gratuitas