O Festival Dança em Trânsito estaciona nos próximos dias em três cidades do sudeste do Pará: Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis. As apresentações na região ocorrem entre os dias 18 e 20 de agosto. Programação completa e inscrições para oficinas estão disponíveis no site oficial do evento.
Em sua 22ª edição, o festival Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Considerado um dos maiores festivais internacionais de dança contemporânea do Brasil, o evento tem uma programação itinerante em 33 cidades em todas as regiões do país.
LEIA TAMBÉM: Retiro dos Artistas vira centro cultural com o apoio do SESC (RJ)
Participam um total de 31 companhias e artistas de diversos países, incluindo Brasil, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, República Tcheca e Ucrânia.
Criado em 2002, o Dança em Trânsito faz parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades ao redor do mundo com o objetivo de difundir a dança contemporânea. Desde sua criação, o festival já realizou mais de 1.272 apresentações, com a participação de 114 companhias de 21 países.
Em Trânsito no Pará
A primeira parada do festival será em Parauapebas, no dia 18 de agosto, com três espetáculos no Centro Cultural Parauapebas: “Descaminhos” (Afrobunker – Rio de Janeiro, RJ), “Todo Este Ruído” (QABALUM – Pamplona, Espanha) e “Fantasmas” (Grupo Tápias – Rio de Janeiro, RJ), além da apresentação do resultado da residência de criação de Lu Lanza (Brumadinho, MG).
No dia 19 de agosto, a cidade de Canaã dos Carajás receberá as performances de “Descaminhos” e “Fantasmas”, juntamente com “La Medida Que Nos Ha De Dividir” (QABALUM – Pamplona, Espanha). Além disso, a atriz Paula Braun, do Rio de Janeiro, ministrará a oficina de teatro aberta “Jogos Teatrais”, gratuita e acessível para atores e não atores.
Em Curionópolis, no Distrito de Serra Pelada, as apresentações ocorrerão no dia 20 de agosto com os espetáculos “La Medida Que Nos Ha De Dividir” e “Descaminhos”. Na localidade, a companhia Afrobunker também ministrará uma oficina aberta para todos os participantes.
Antes das apresentações, o festival promove um workshop voltado para bailarinos locais, que ocorre entre os dias 13 e 17 de agosto. O resultado desse trabalho será integrado às demais apresentações do festival.
SERVIÇO
Onde: Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, sudeste do Pará
Quando: 18 a 20 de agosto de 2024
Quanto: Gratuito