Criado em 1918 para atender e cuidar de artistas idosos em situação de vulnerabilidade social, o Retiro dos Artistas passou a ser uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) na última terça-feira (13). Com a parceria, a instituição se transformará em um centro cultural em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, e abrirá suas portas ao público com programação regular, beneficiando tanto os artistas residentes quanto a comunidade local.
O projeto inclui apresentações de teatro e música, exibições audiovisuais, biblioteca, exposições, circuito de dança de salão, atividades de estímulo cognitivo, arteterapia, escrita autobiográfica, cursos e iniciativas de economia criativa. Também está prevista a produção de um espetáculo inédito, coordenado pelo filósofo e educador Gabriel Chalita, com a participação de residentes do retiro e artistas convidados.
Residentes do Retiro dos Artistas participam da solenidade de assinatura da parceria entre o SESC-RJ . Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilO presidente do Retiro dos Artistas, o ator Stepan Nercessian, comemorou a parceria, assinada por 10 anos. “É um momento histórico para nós. Sentíamos muita falta de uma parceria sólida. São duas grandes instituições que se juntam, com propósitos muito parecidos. O Sesc é totalmente identificado com a cultura. Peças virão para cá, não só para os residentes, mas também para a comunidade de Jacarepaguá”, afirmou Nercessian.
O ator Rui Resende, de 85 anos, mora há cinco no Retiro dos Artistas e também celebrou a novidade. “Acho essa parceria muito boa e necessária, pois aumentará o número de atividades. Vamos ficar em contato com a arte. Se tiver alguma coisa que me encante, eu vou participar. Que bom que o Sesc vem aí para dar uma sacudida maior ainda aqui”, disse Resende.
A bailarina argentina Morita Heredia, de 78 anos, mora há 60 anos no Brasil e completa um ano como residente do Retiro dos Artistas em outubro. “Amo morar no Retiro dos Artistas. Acho uma parceria muito boa com o Sesc. Eu sempre frequentava as festas e a piscina do Sesc porque meu ex-marido era comerciante”, comentou Morita.
Retiro dos Artistas
O Retiro dos Artistas foi fundado em 24 de agosto de 1918. A instituição atende dezenas de residentes, incluindo atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas, maquiadores e outros profissionais em situação de vulnerabilidade. O retiro depende totalmente de doações e trabalho voluntário. O terreno, localizado no bairro de Jacarepaguá, foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. Atualmente, o Retiro dos Artistas abriga 60 residentes.
Com informações de Maria Claudia, da Agência Brasil/EBC.