A complexa relação entre uma presa política e um soldado que a vigia é o foco da trama de O Mensageiro, filme dirigido por Lucia Murat, que estreia hoje (15) nos cinemas brasileiros. Vencedor de vários prêmios no Festival Internacional de Cinema de Paraty e em outros festivais internacionais, o filme se passa durante a ditadura militar no Brasil.

Vera (Valentina Herszage) está detida em uma fortaleza militar, onde é torturada regularmente. Ela faz contato com Armando (Shi Menegat), um soldado que, consternado com a violência que presencia, decide levar uma mensagem para a família de Vera.O militar acaba estabelecendo uma relação afetiva com a mãe da presa política, Maria (Georgette Fadel). O elenco conta ainda com Floriano Peixoto no papel do pai de Vera.

Em entrevista ao Matinal, a diretora Lucia Murat declarou:

“Apesar de ser um filme de época, discute questões contemporâneas, como polarização e justiça. Mostra que, mesmo em meio ao horror, há seres humanos que se sensibilizam e se abrem para mudanças. Além disso, através do personagem de Armando, o filme traz a discussão sobre o impacto da violência para quem a vivenciou de perto, questionando se é possível escapar da perversidade e mudar de atitudes. Finalmente, o filme reflete sobre o que fazer hoje com essa memória, que no Brasil é frequentemente escondida.”, disse a diretora

A experiência pessoal de Lucia Murat contribui para que, mais uma vez, ela construa um duro testemunho sobre o período da ditadura militar no Brasil, explorando a memória desse tempo pelo olhar de dois personagens que, geralmente, têm papéis secundários.

LEIA TAMBÉM: Premio Shell anuncio os indicados em 2024

Segundo o crítico Inácio Araújo, na Folha de S. Paulo, O Mensageiro “é um dos filmes recentes mais interessantes feitos no Brasil. Um espetáculo que corre suavemente, evita o mau gosto (tão facilmente encontrado em cenas que envolvem tortura) e em que os momentos bons fazem esquecer as limitações. É, sem dúvida, um filme a ver.”

Leia a crítica completa sobre o filme “O Mensageiro” aqui.

SERVIÇO

Estreia de “O Mensageiro”, de Lucia Murat

Onde: São Paulo. Curitiba e Rio de Janeiro
Quando: A partir de hoje, 15 de agosto
Quanto: Consulte os preços dos ingressos em sua cidade.

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile