O Diabo No Meio do Redemunho
Dirigido por Bia Lessa, O Diabo No Meio do Redemunho é a adaptação cinematográfica da obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. O filme é uma transposição para o cinema da peça Grande Sertão: Veredas, que Lessa trouxe, com os mesmos atores, para o 27º Festival de Curitiba, onde foi um grande sucesso. A narrativa é centrada em Riobaldo (Caio Blat), um ex-jagunço que, agora fazendeiro, reflete sobre sua vida e as complexidades do bem e do mal, assim como a presença do diabo em seu universo.
Mais Pesado Que o Ar
Mais Pesado Que o Ar é um road-movie sertanejo que viaja pela paisagem do sertão do Ceará. Na trama, dois andarilhos (Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios) encontram um bebê abandonado, e o evento muda a história de todos. Dirigido por Petrus Cariry, o filme recebeu os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem (em parceria com Firmino Holanda), além do Prêmio Especial do Júri para a atriz Ana Luiza Rios. Leia mais sobre o filme aqui.
O Contato
O documentário dirigido por Vicente Ferraz viaja 3 mil quilômetros a partir de São Gabriel da Cachoeira, a maior cidade brasileira no Amazonas, para mostrar o cotidiano de três grupos indígenas do Alto Rio Negro. A câmera de Vicente Ferraz nos convida a mergulhar no cotidiano e na visão de mundo desses povos originários, que lutam há séculos para manter seus direitos, seus modos de vida e a floresta amazônica. Leia mais sobre o filme aqui.
O Mensageiro
Vencedor de vários prêmios em festivais nacionais e internacionais, o filme de Lucia Murat conta a improvável relação de um carcereiro da ditadura militar brasileira com uma presa política e sua mãe. Com Georgette Fadel, Shi Menegat e Valentina Herzage, o filme trata de um assunto muito difícil com uma abordagem inovadora, sempre com a sensibilidade e força peculiares da direção de Murat. Leia mais sobre o filme aqui.