Desde a última quinta-feira (15), a exposição itinerante “Nossa Luta: A Perseguição aos Negros durante o Holocausto” está nas ruas e terminais de transporte público de Curitiba.
De agosto a dezembro de 2024, a mostra percorrerá as Regionais Pinheirinho, Cajuru, CIC, Matriz, Portão e Boqueirão, promovendo a reflexão sobre fatos pouco conhecidos da história do Holocausto.
LEIA TAMBÉM: Vai ter Congada e Maracatu nas Ruas de São Paulo
A mostra é composta por painéis, vitrines e totens com conteúdos audiovisuais, a exposição apresenta biografias de pessoas perseguidas pela Alemanha nazista. O conjunto revela um aspecto pouco documentado das políticas raciais do regime: a perseguição aos negros.
Embora as ações nazistas contra judeus e ciganos tenham sido amplamente estudadas, as políticas discriminatórias contra os afroalemães receberam menos atenção.
Essa minoria enfrentou intensa discriminação, que variou do isolamento ao assassinato. Até hoje, há poucos registros sobre essa perseguição, e a exposição busca lançar luz sobre essas histórias esquecidas.
A iniciativa é promovida pelo Museu do Holocausto em parceria com a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba e o Conselho Municipal de Política Étnico-Racial (COMPER).
Mostra volta para casa
Criado em Curitiba em 2017, o conteúdo da exposição é fruto de uma parceria entre a PUC-PR e o Centro Cultural Humaitá, entidade que pesquisa arte e cultura afro-brasileira.
Com o apoio do Museu do Holocausto de Curitiba, a exposição já percorreu o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal, antes de retornar à sua cidade de origem.
A mostra visa aproximar o público de uma discussão contemporânea e brasileira sobre etnias e comunidades marginalizadas, além de abordar o ódio e o racismo.
SERVIÇO:
Exposição: “Nossa Luta: A Perseguição aos Negros durante o Holocausto”
Visitas Mediadas: Quintas-feiras, das 9h30 às 13h e das 13h30 às 17h
Um guia do Museu estará disponível para atendimento ao público, sem necessidade de agendamento prévio.