A exposição “Thomaz Farkas: Pictóricos, Coloridos, e Modernos” foi inaugurada no último sábado (17), na Galeria Luciana Brito, em São Paulo. Com mais de 70 obras, a mostra homenageia o fotógrafo no ano em que ele completaria 100 anos.

A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sábado até o dia 28 de setembro. A exposição integra a celebração especial “Viva Thomaz Farkas”, que também contará com uma mostra no Instituto Moreira Salles de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Uma entrevista, uma mostra e um livro de Jean Claude Bernadet

Dividida em duas partes, a primeira seção da exposição, na Sala Modernista, apresenta cerca de 60 fotografias vintages em preto e branco, reveladas e ampliadas pelo próprio artista durante a década de 1940. Segundo a curadoria, a maior parte desse material é inédita, formando a maior seleção de fotografias vintages de Thomaz Farkas já exibida ao público, organizada cronologicamente em grupos temáticos.

A segunda parte destaca o trabalho inovador de Farkas, com imagens que exploram ângulos inusitados, iluminação natural e as possibilidades técnicas das câmeras e do laboratório fotográfico. Essa fase experimental consolidou Thomaz Farkas como um dos precursores da fotografia moderna no Brasil. A mostra também reúne imagens icônicas do Rio de Janeiro, além de suas experimentações surrealistas.

Defensor da Cultura

Thomaz Farkas (1924-2011) foi uma figura central na fotografia brasileira, além de professor, empresário e grande defensor da cultura nacional. Ele administrou a Fotóptica, empresa da família, onde lançou uma revista e inaugurou a primeira galeria especializada do Brasil.

No cinema, Farkas foi pioneiro ao explorar documentários sobre a cultura popular brasileira, com destaque para o projeto “Caravana Farkas”. Essas e outras facetas de sua trajetória serão celebradas na programação “Viva Thomaz Farkas” no Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS-SP) e no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Fortaleza neste segundo semestre de  2024.

SERVIÇO

Exposição: “Thomaz Farkas: Pictóricos, Coloridos, e Modernos”

Quando: 17 de agosto a 28 de setembro

Onde: Luciana Brito Galeria (Av. Nove de Julho, 5162 – Jardim Europa, São Paulo)

Quanto: Entrada Gratuita

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile