Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil
O Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, inaugura nesta quinta-feira (22) a exposição gratuita Handmade: Enredos Femininos. A mostra estará aberta ao público até o dia 5 de outubro, de terça-feira a sábado, das 12h às 19h. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.
LEIA TAMBÉM
Com curadoria de Cota Azevedo e Amanda Leite, a exposição reúne 90 artistas de todo o país. “A ideia central é conectar o feminino à manufatura, à própria ideia do fazer artístico com as feminilidades. E a gente não entende feminilidades apenas como mulheres, é uma proposição inclusiva. Quem se identificasse com o seu feminino poderia participar”, explicou Cota Azevedo, uma das curadoras.
Embora a maioria dos artistas seja formada por mulheres, homens com trabalhos que dialogam sobre o feminino também participam. “Pode ser de maneira transgressora, pode falar de ancestralidade, de memória, de afetividade. Tudo que passa a ideia da arte contemporânea e que fale do feminino”, destacou a curadora.
Fio condutor do feminino
A mostra celebra a manufatura têxtil, explorando o conceito do fio como condutor de narrativas e identidades femininas:
“Temos muitas obras que questionam o status quo e falam de memória feminina transmitida de geração em geração. Pode ser um fio simbólico, temporal ou mesmo físico, dentro da manufatura. Por isso, o nome Handmade: Enredos Femininos”, disse Cota Azevedo.
A exposição apresenta esculturas, instalações, fotografias, pinturas e objetos que utilizam tramas e elementos têxteis.
Imersão sensorial e performances artísticas
A exposição, produzida pela PLURAL e apoiada pela Cultura, Integração e Artes (CUIA), proporciona ao público uma experiência sensorial rica. A ênfase no uso do têxtil como meio artístico permite que os artistas explorem texturas, suportes e significados associados ao material.
Além disso, registros das performances realizadas na abertura para convidados estarão disponíveis para os visitantes no Centro Cultural dos Correios.
SERVIÇO
Onde: Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: De 22 de agosto a 5 de outubro, de terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Quanto: Entrada gratuita