Começa amanhã (23) e vai até sábado, em Belém do Pará, o Festival Aceita, um grande evento de música e cultura criado para exaltar as memórias e vivências LGBTQIAPN+ amazônidas. No palco central posicionado no Espaço Náutico Marine Club, o line-up do Aceita tem nomes internacionais como Christian Chávez e Billy Porter.
LEIA TAMBÉM: Peça O Jardim de Tchecov chega a Belo Horizonte
Há também shows de artistas nacionais alinhados ao perfil do evento, como Maria Gadú, Gaby Amarantos, Sandra de Sá, Gloria Groove, Banda Uó, Leona, Boi Boiola, Carlos do Complexo, Ventura Profana, Tiffany Boo, A Travestis, Carimbó Selvagem, entre outros. Veja todo a programação aqui.
Visibilidade
Mas o Aceita não é apenas um festival de música. Foi pensado como uma plataforma de visibilidade para a vivência LGBTQIAPN+ em diversos ecossistemas: Direitos, Tecnologia, Música, Empreendedorismo, Artes Visuais, Moda, Audiovisual e Sustentabilidade.
A criação do festival agora, aliás abrindo uma temporada de grandes eventos em Belém que só termina em dezembro com o Festival Psica, não é por acaso. A curadoria do Aceita quer aproveitar a visibilidade que Belém terá como sede da COP 30, colocando a cidade no centro de discussões globais sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, para trazer à mesa as pautas que são caras ao festival.
“Um dos maiores objetivos do festival é dar visibilidade e poder à comunidade diversa, LGBTQIAPN+, através de sua ancestralidade no território amazônico, mostrando a grande capacidade de resiliência, cura, cuidado, proteção e encantamento, por meio de suas práticas. Todos esses pontos emergem através do conhecimento, da arte, da cultura e da tecnologia, garantindo um espaço ancestral que é extremamente necessário nas discussões pautadas pela e para a região durante a COP 30”, disse Cássio Nogueira, idealizador e diretor geral do Festival Aceita.
SERVIÇO
Festival Aceita
Onde: Espaço Náutico Marine Club, Belém do Pará
Quando: de 23 a 25 de agosto.
Quanto: Ingressos no site do evento.