Em 1984, Zeca Pagodinho lançou seu primeiro disco, que levava seu nome, pela gravadora RGE, e mudou a história da indústria musical brasileira. Após quatro décadas de sucesso permanente, o cantor está em turnê com Zeca Pagodinho 40 Anos pelo país. Zeca chega a Curitiba neste sábado (24), na Expotrade Convention Center.

LEIA TAMBÉM: Chuva de estrelas no teatro de Curitiba

Zeca Pagodinho é o artista de samba mais popular do país, uma espécie de Midas da música popular brasileira. Na “cadeia alimentar” do samba, Zeca chegou ao topo sem forçar a barra. Ele já gravou 24 álbuns de carreira, com mais de 12 milhões de cópias vendidas, e é famoso também por seu carisma e irreverência.

Sua carreira influenciou e redefiniu o samba como produto artístico e comercial. A contagem do tempo de carreira poderia ter como marco zero o primeiro sucesso como compositor, um ano antes, em parceria com Arlindo Cruz e Beto Sem Braço: “Camarão Que Dorme a Onda Leva”, gravado por Beth Carvalho.

Zeca, nascido Jessé Gomes da Silva Filho, no Irajá, subúrbio do Rio de Janeiro, era adolescente quando fazia capoeira e ia às rodas de partido alto do subúrbio, enquanto trabalhava como anotador de jogo do bicho.

Recebeu o apelido de “pagodinho” quando frequentava os pagodes em Madureira, antes de virar o menino prodígio da roda de samba do Bloco Cacique de Ramos, onde começou a ser admirado pelos seus versos e por sua capacidade de improvisar, no final dos anos 70.

Além de sua carreira musical, Zeca também é reconhecido por manter um compromisso com a preservação e promoção do samba, mantendo vivas as tradições e inspirando novas gerações a se conectarem com esta cultura.

SERVIÇO

Zeca Pagodinho 40 Anos

Onde: Expotrade Convention Center, Curitiba

Quando: Sábado, 24 de agosto, às 21h30

Quanto: Ingressos aqui.

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile