O curta-metragem Corpo-Jucu, dirigido por Weber Cooper estreia no domingo, 1º de setembro, às 17h, no Café e Bistrô Andorinhas, localizado na Barra do Jucu, Vila Velha (ES). O evento é gratuito e conta com o apoio do Edital de Artes Cênicas, da Secretaria da Cultura (Secult).
O projeto iniciado março de 2024, envolveu uma Residência Artística na Barra do Jucu, onde as artistas e estrelado por Abayomi, Gracielle Monteiro e Jordan Fernandes exploraram a presença do Rio Jucu como um ser ancestral.
LEIA TAMBÉM:
A partir das pesquisas e experimentações realizadas, surgiu o documentário Corpo-Jucu, que apresenta o rio como um elemento vivo e essencial para a comunidade local.
Segundo o diretor Weber Cooper, a obra baseia-se em estudos de Ecoperformance e do Congo Capixaba, destacando a profunda conexão dos artistas com o Rio Jucu.
“Somos rio! Nos afetamos por sua presença, corporificando estados sensíveis, sutis e em transformação”, explica Cooper.
Rio Jucu como cenário
Além disso, os estudos sobre o Congo Capixaba, conduzidos por Marina Vieira Sampaio, filha de Dona Dorinha da banda Tambor Jacaranema, contribuíram para a construção da presença cênica, integrando dança e musicalidade ao curta-metragem.
O Rio Jucu, além de servir como pano de fundo e personagem principal do filme, é o principal curso d’água de Vila Velha e da Região Metropolitana da Grande Vitória, responsável por abastecer 25% do Espírito Santo. Sua bacia hidrográfica cobre os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.
SERVIÇO
Estreia do filme Corpo-Jucu
Onde: Café e Bistrô Andorinhas (Rua das Andorinhas, 13 – Barra do Jucu, Vila Velha – ES)
Quando: 1º de setembro de 2024 (domingo), às 17h
Quanto: Gratuito