Por Judy Anverce
Trilha sonora é um mundo à parte na obra de Gilberto Gil. Só na plataforma IMDb, são mais de 80 créditos com seu nome que variam entre filmes, novelas e séries.
+ LEIA TAMBÉM: Caju explora o desejo de Liniker: ser amada
A música Pipas, lançada hoje, 27 de agosto, é a mais nova empreitada de Gil dentro desta categoria. A composição foi criada especialmente para o desenho homônimo, que tem direção de Bruno Brask e faz parte do canal Gloobinho em colaboração com a produtora Mono Animation.
A canção que utiliza elementos do forró traz uma letra lúdica do poeta baiano. A produção estreou hoje (27) e a música faz parte da abertura da animação.
“Ela estimula o campo da fabulação que é um campo que forma as alternativas para as narrativas variadas, do ponto de vista dos compromissos dos valores das crianças, como a solidariedade, o amor, o companheirismo, o encantamento com a diversão,” disse Gil em entrevista à Rolling Stone em maio deste ano.
Outras trilhas sonoras de Gilberto Gil que você precisa ouvir:
-
Sítio do Picapau Amarelo (1977)
A música foi criada para a primeira adaptação da obra feita pela TV Globo e teve outras regravações ao longo dos anos. Na versão mais recente, foi utilizada a canção do acústico MTV, gravado em 1994.
-
Confissões de Adolescente (1994)
Sina, originalmente composta e gravada por Djavan, também se tornou trilha sonora na voz de Gil na abertura da série Confissões de Adolescente, sucesso na época.
-
No Rancho Fundo (2024)
Atualmente no ar no horário das 18h da Globo, a novela No Rancho Fundo também conta com trilha do compositor, desta vez em parceria com o músico Feyjão com a canção Vento.
Gilberto Gil, que completou 82 anos em junho, tem turnê de despedida marcada para começar em março do ano que vem.