A feira de arte e negócios Rotas Brasileiras da SP-Arte começou ontem (28) e vai até o dia 1º de setembro, na ARCA, em São Paulo, sob a direção artística de Rodrigo Moura, editor, crítico e curador do Museo del Barrio de Nova Iorque.
-
Leia Também: Documentário sobre Fernanda Young chega aos cinemas
Em sua 3 edição, Rotas Brasileiras é uma feira anual de artes visuais e negócios cuja proposta central é direcionar a luz para a arte produzida por artistas de todas as regiões do Brasil, ao mesmo tempo que cria um espaço de encontro onde colecionadores, galerias, museus, instituições culturais e projetos convidados interagem com uma diversidade de criadores relevantes das artes visuais contemporâneas no país.
250 artistas de 15 estados
São galerias e projetos convidados com estandes curados que destacam novos caminhos para a arte brasileira. Entre nomes desconhecidos e artistas consagrados, o evento reúne mais de 250 artistas, dos quais mais de 40% são mulheres, e 66 participantes de 15 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“Rotas é um mergulho na arte brasileira. Cada projeto é cuidadosamente pensado com galerias e seus artistas, resultando em um conjunto de perspectivas distintas e aprofundadas da nossa identidade. Nesta terceira edição, fica ainda mais evidente a potência e a enorme riqueza cultural do Brasil”, disse Fernanda Feitosa, fundadora e diretora executiva da SP–Arte, em entrevista para a revista Exame.
Uma das inovações propostas pela curadoria de Moura é o Mirante, um espaço que reúne obras em grande escala e raramente exibidas, de artistas consagrados como Tunga, Rivane Neuenschwander e Adriana Varejão, ao lado de nomes da nova geração, como Rebeca Carapiá e Jota Mombaça entre outros.
Tudo sobre a Rotas Brasileiras você pode acessar no site da SP–Arte.
Serviço
Rotas Brasileiras
Quando: De quinta (29) a sábado (31), das 12h às 20h. Domingo (1), até às 19h
Quanto: R$ 80