Caxtrinho é o nome artístico de Paulo Vitor Castro, músico brasileiro nascido e criado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ). Neste final de semana, para encerrar a Mostra Periferias Afro-Experimentais, Caxtrinho faz shows no Sesc Pompeia, em São Paulo, nas noites do sábado (31) e domingo (1º).
- Leia Também: Pernambuco é Meu País: a festa termina em Borborema
Desde julho, a mostra, com direção artística de Vagné L, Romulo Alexis e Edbrass Brasil, destacou o talento dos artistas negros na cena criativa contemporânea numa programação diversa que inclui oficinas, performances musicais e projeções de videoarte. Nada melhor do que um artista talentoso, em plena ascensão, para coroar esse projeto.
Primeiro Álbum
O som de Caxtrinho é inventivo e provocador, com raízes culturais ligadas diretamente às religiões afro-brasileiras e suas manifestações. Por meio de seu toque peculiar no violão, ele mistura de jazz, samba, capoeira e poesia e acaba de lançar seu primeiro álbum Queda livre, pelo selo QTV.
Com produção de Eduardo Manso e Vovô Bebê, Queda livre traz a voz de Ana Frango Elétrico nem duas faixas. Escute abaixo faixa Samba Errado, parceria de Castrinho com Romulo Froes:
No site Musica Instantânea, Caxtrinho falou sobre seu primeiro trabalho:
“Meu violão tem muito da percussão, que é meu verdadeiro campo de identificação musical. “As cordas para mim são formas de tornar a percussão mais nítida, mais lírica. Por ter crescido numa família preta, de gente muito ligada ao samba, à música preta em geral, creio que o samba é minha referência musical primária e geral“, disse.
SERVIÇO:
Show Queda Livre, com Caxtrinho e Banda
Onde: Sesc Pompeia, São Paulo
Quando: Dia 31/8, sábado, às 20h30; Dia 1/9, domingo, às 17h30
Quanto: Ingressos disponíveis pelo aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo.