O Festival Pernambuco é Meu País 2024 chega à sua última estação neste fim de semana, no município de Buíque, localizado no Agreste Pernambucano. De hoje (30) até domingo (1º de setembro), mais de 80 atrações de diversas linguagens artísticas ocuparão as ruas de Buíque, no Planalto da Borborema, também conhecido como Chapada Pernambucana onde fica o Vale do Catimbau.

A celebração em Buíque tem um motivo especial: o município, cujo nome pode ser traduzido como “sal da terra” – simbolizando vivacidade e sabedoria –, comemora 170 anos de criação (ainda como vila) e 120 anos de sua elevação à condição de cidade.

Foto do Vale de Catimbau, em Buíque, no planalto da Borborema (PE). Foto: Secretaria de Turismo de Buíque/Divulgação

Após passar por Taquaritinga do Norte, Bezerros, Gravatá, Pesqueira, Caruaru, Triunfo e Arcoverde, o Festival Pernambuco é Meu País chega ao Planalto da Borborema em um clima festivo, marcando o ano de comemorações de Buíque.

Música e Cultura Popular

Grupo de Coco Raízes do Arcoverde. Foto: Secult/PE/Divulgação

Entre as atrações musicais, Buíque receberá apresentações de artistas nacionais e locais, como Dudu Nobre, Coco Raízes de Arcoverde, Babado Novo, Caninana no Forró, Seresteiros do Vale, Café Preto, Zé Brown, Agda, Ednardo Dali, Quinteto de Bandolins, entre outros.

As performances ocorrerão no palco Pernambuco Meu País e nos polos descentralizados: País da Música, na Praça Major França – incluindo um dedicado especialmente à música instrumental, na Paróquia de São Félix de Cantalice – e no Vale do Catimbau.

Nesta edição, o País das Culturas Populares e o País Matrizes Forró serão representados por nomes expressivos da região, como a Banda de Pífano Santa Luzia (Arcoverde), Bacamarteiros Mandacaru de Abreu e Lima, Marcos do Pífano (Caruaru), Samba de Coco Fulô do Barro (Arcoverde) e Cavalo Marinho Boi da Luz (Olinda).

Cortejos Tradicionais

Maracatu Cabinda Estrela de Recife. Foto: Reprodução

Os tradicionais cortejos das manifestações culturais terão início todos os dias, às 18h, no polo Pernambuco Meu País. Entre os grupos participantes estão o Maracatu Nação Cambinda Estrela (Recife), Tribo Indígena Tapirapé (Recife), Maracatu Piaba de Ouro (Olinda), Boi Estrelinha (Tacaimbó), Cia. Brasil por Dança Adriana do Frevo (Olinda), Troça Carnavalesca Mista Morena Tropicana (Olinda) e Urso Imperial (Arcoverde).

Além das atrações musicais, a programação em Buíque contará com apresentações de teatro e dança, exposições de artes visuais e fotografia.

Promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Festival Pernambuco é Meu País atraiu mais de 37 mil pessoas na semana passada, em Arcoverde, no Sertão.

Serviço:

Festival Pernambuco é Meu País

Onde: ruas da cidade de Buíque

Quando: de 30 de agosto a 1º de setembro

Quanto: Entrada gratuita

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile