O Festival do Rio divulgou nesta terça-feira (3) a lista dos filmes nacional selecionados para a Première Brasil 2024.
Faltando exatamente um mês o início do evento, entre 3 a 13 de outubro, a 26ª edição do festival contará com 51 longas nacionais, entre ficção e documentários, muitos dos quais inéditos em circuito comercial e 27 estreias mundiais.
Entre os filmes de ficção, destacam-se Baby, de Marcelo Caetano, (foto acima) selecionado para a 63ª Semana da Crítica de Cannes; Os Enforcados, de Fernando Coimbra, que participou do 49º Festival de Toronto; e Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes.
Já na categoria de documentários, os destaques incluem A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, premiado no México, e Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, seu trabalho seguinte ao aclamado Democracia em Vertigem.
Além das mostras competitivas, o festival também contará com filmes exibidos fora de competição, como Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman, e Filhos do Mangue, de Eliane Caffé, todos apresentados hors concours. A programação completa, com horários e locais de exibição, será divulgada em breve no site oficial e nas redes sociais do festival.
Nova sede e o velho Odeon
Neste ano, a sede oficial será no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, onde será oferecida uma programação especial de encontros e debates.
As obras serão exibidas em diversas salas de cinema espalhadas pela cidade, com destaque para o clássico Cine Odeon, na Cinelândia. A Première Brasil, conhecida por promover o cinema nacional e formar público, oferecerá sessões populares e debates com elenco e equipe dos filmes, além de sessões de gala.
Novas salas
O festival também expandiu sua programação para incluir as recém-reformadas salas do Circuito da Prefeitura do Rio, como o Cine Carioca Penha e o Cine Carioca Nova Brasília, além de reforçar seu compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência por meio de exibições acessíveis.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, com patrocínio master da Shell Brasil, que apoia o evento pelo terceiro ano consecutivo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação internacional, com filmes exibidos nos principais festivais do mundo e inéditos no Brasil, será anunciada em nos canais de comunicação do Festival do Rio.
Veja lista dos longas selecionados:
Competição Longas de Ficção:
- Baby, de Marcelo Caetano (SP)
- Betânia, de Marcelo Botta (SP)
- Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra (SP)
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) – estreia mundial
- Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) – estreia mundial
- Malu, de Pedro Freire (RJ)
- Manas, de Marianna Brennand (RJ)
- Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
- O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) – estreia mundial
- Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
- Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) – estreia mundial
Competição Longas Documentários:
- 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) – estreia mundial
- Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flavio Frederico (SP) – estreia mundial
- Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (SP)
- A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
- Mambembe, de Fabio Meira (GO) – estreia mundial
- Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar (RJ) – estreia mundial
- Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)
Competição Novos Rumos Longas:
- Ainda Não é Amanhã, de Milena Times (PE) – estreia mundial
- À Procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) – estreia mundial
- Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
- Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) – estreia mundial
- Continente, de Davi Pretto (RS)
- Incondicional: O Mito da Maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) – estreia mundial
- O Deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) – estreia mundial
- Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) – estreia mundial
Hors Concours:
- A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) – estreia mundial
- Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman (RJ) – estreia mundial
- Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
- Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) – estreia mundial
- Malês, de Antônio Pitanga (RJ) – estreia mundial
- Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) – estreia mundial
- Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) – estreia mundial
- Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)
Mostra Retratos:
- Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) – estreia mundial
- Brizola, Anotações para uma História, de Silvio Tendler (RJ) – estreia mundial
- Carta a un Viejo Master, de Paz Encina (RJ)
- Janis, Amores de Carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) – estreia mundial
- Moacyr Luz, o Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
- Noel Rosa, um Espírito Circulante, de Joana Nin (PR) – estreia mundial
- O Nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) – estreia mundial
O Estado das Coisas:
- Alarme Silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) – estreia mundial
- Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda (RJ) – estreia mundial
- Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) – estreia mundial
- Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) – estreia mundial
- Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) – estreia mundial
- No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut (RJ)
Midnight Movies:
- Abraço de Mãe, de Cristian Ponce (RJ) – estreia mundial
- A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)
Coproduções com o Brasil:
- Première Latina: Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)
- Panorama do Cinema Mundial: Transamazonia, de Pia Marais (França/Alemanha/Suíça/Taiwan/Brasil)