O Festival do Rio divulgou nesta terça-feira (3) a lista dos filmes nacional selecionados para a Première Brasil 2024.

Faltando exatamente um mês o início do evento, entre 3 a 13 de outubro, a 26ª edição do festival contará com 51 longas nacionais, entre ficção e documentários, muitos dos quais inéditos em circuito comercial e 27 estreias mundiais.

Entre os filmes de ficção, destacam-se Baby, de Marcelo Caetano, (foto acima) selecionado para a 63ª Semana da Crítica de Cannes; Os Enforcados, de Fernando Coimbra, que participou do 49º Festival de Toronto; e Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes.

Betânia, de Marcelo Botta na mostra do Festival do Rio 2024. Foto; Mubi/Reprodução

Já na categoria de documentários, os destaques incluem A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, premiado no México, e Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, seu trabalho seguinte ao aclamado Democracia em Vertigem.

Além das mostras competitivas, o festival também contará com filmes exibidos fora de competição, como Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman, e Filhos do Mangue, de Eliane Caffé, todos apresentados hors concours. A programação completa, com horários e locais de exibição, será divulgada em breve no site oficial e nas redes sociais do festival.

Rosane Svartman dirige o elenco de Câncer com Ascendente em Virgem. Foto: Divulgação Globo Filmes

Nova sede e o velho Odeon

Neste ano, a sede oficial será no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, onde será oferecida uma programação especial de encontros e debates.

As obras serão exibidas em diversas salas de cinema espalhadas pela cidade, com destaque para o clássico Cine Odeon, na Cinelândia. A Première Brasil, conhecida por promover o cinema nacional e formar público, oferecerá sessões populares e debates com elenco e equipe dos filmes, além de sessões de gala.

Novas salas

O festival também expandiu sua programação para incluir as recém-reformadas salas do Circuito da Prefeitura do Rio, como o Cine Carioca Penha e o Cine Carioca Nova Brasília, além de reforçar seu compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência por meio de exibições acessíveis.

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, com patrocínio master da Shell Brasil, que apoia o evento pelo terceiro ano consecutivo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação internacional, com filmes exibidos nos principais festivais do mundo e inéditos no Brasil, será anunciada em nos canais de comunicação do Festival do Rio.

Veja lista dos longas selecionados:
Competição Longas de Ficção:
  • Baby, de Marcelo Caetano (SP)
  • Betânia, de Marcelo Botta (SP)
  • Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra (SP)
  • Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) – estreia mundial
  • Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) – estreia mundial
  • Malu, de Pedro Freire (RJ)
  • Manas, de Marianna Brennand (RJ)
  • Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
  • O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) – estreia mundial
  • Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
  • Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) – estreia mundial
Competição Longas Documentários:
  • 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) – estreia mundial
  • Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flavio Frederico (SP) – estreia mundial
  • Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (SP)
  • A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
  • Mambembe, de Fabio Meira (GO) – estreia mundial
  • Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar (RJ) – estreia mundial
  • Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)
Competição Novos Rumos Longas:
  • Ainda Não é Amanhã, de Milena Times (PE) – estreia mundial
  • À Procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) – estreia mundial
  • Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
  • Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) – estreia mundial
  • Continente, de Davi Pretto (RS)
  • Incondicional: O Mito da Maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) – estreia mundial
  • O Deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) – estreia mundial
  • Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) – estreia mundial
Hors Concours:
  • A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) – estreia mundial
  • Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman (RJ) – estreia mundial
  • Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
  • Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) – estreia mundial
  • Malês, de Antônio Pitanga (RJ) – estreia mundial
  • Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) – estreia mundial
  • Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) – estreia mundial
  • Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)
Mostra Retratos:
  • Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) – estreia mundial
  • Brizola, Anotações para uma História, de Silvio Tendler (RJ) – estreia mundial
  • Carta a un Viejo Master, de Paz Encina (RJ)
  • Janis, Amores de Carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) – estreia mundial
  • Moacyr Luz, o Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
  • Noel Rosa, um Espírito Circulante, de Joana Nin (PR) – estreia mundial
  • O Nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) – estreia mundial
O Estado das Coisas:
  • Alarme Silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) – estreia mundial
  • Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda (RJ) – estreia mundial
  • Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) – estreia mundial
  • Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) – estreia mundial
  • Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) – estreia mundial
  • No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut (RJ)
Midnight Movies:
  • Abraço de Mãe, de Cristian Ponce (RJ) – estreia mundial
  • A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)
Coproduções com o Brasil:
  • Première Latina: Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)
  • Panorama do Cinema Mundial: Transamazonia, de Pia Marais (França/Alemanha/Suíça/Taiwan/Brasil)

 

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Sandro Moser é jornalista e escritor.

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