O álbum e show Forrobodó Oriental é a nova obra do rabequeiro paulistano Felipe Gomide. O músico apresenta seu trabalho hoje, às 19h, no palco do Sesc Consolação, em São Paulo, com transmissão ao vivo no YouTube. Acesse a transmissão aqui.

O projeto autoral de Gomide mistura manifestações regionais brasileiras, como o forró e o coco, com influências da música oriental desenvolvida por povos árabes, turcos, ciganos e persas. A banda que o acompanha utiliza instrumentos orientais, como derbake e riqq, ao lado dos brasileiríssimos zabumba, pandeiro, triângulo e agogôs. As melodias são construídas com rabeca e pífano, que dialogam com alaúde, clarinete turco e flauta nay, tendo a viola caipira e sanfona como principais harmonias, e o souzafone nos graves.

Oriente, oxente!

O projeto é resultado de mais de 15 anos de pesquisa, estudos, imersões e viagens do compositor, que também é fundador dos coletivos Bloco de Pífanos de São Paulo e Curso Livre de Rabeca. Felipe Gomide tem uma longa carreira artística como rabequeiro, atuando em grupos de referência no forró pé-de-serra e na música oriental, como Xaxado Novo e Orkestra Bandida.

No palco, ao lado de Gomide, estarão todos os músicos que participaram das gravações do álbum homônimo. Entre eles, o multi-instrumentista Carlos Malta, o pianista Henrique Gomide e o sanfoneiro Gabriel Levy. O projeto também contou com a participação das cantoras Janayna Pereira e Katerina Douka, da Grécia, além de  músicos da cena instrumental brasileira, como Nathanael Sousa e Guegué Medeiros.

Serviço

Forrobodó Oriental

Onde: Teatro Anchieta, Sesc Consolação

Quando: Terça-feira, 3 de setembro, às 19h

Quanto: R$ 30 e R$ 15 – Ingressos disponíveis a partir das 12h

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile