Jandira – Em Busca do Bonde Perdido é uma adaptação do último – e mais pessoal – texto de Jandira Martini. Interpretado pela atriz Isabel Teixeira, com direção de Marcos Caruso, a peça faz uma curta temporada de três apresentações entre os dias 13 e 15 de setembro no Teatro Guairinha.
O espetáculo é um monólogo autobiográfico, no qual Jandira Martini, atriz, autora, diretora e produtora, faz reflexões sobre a vida. Ela faleceu em janeiro de 2024, aos 78 anos. Seu último trabalho como atriz foi a montagem desse texto, em que narrava a descoberta de um câncer e as mudanças de perspectiva que essa experiência trouxe.
Reflexões sobre a finitude
A peça aborda a consciência da finitude da vida, explorando as emoções e reflexões despertadas por esse momento. Com coragem, a obra convida o público a passear pelas memórias da autora, por meio de um texto direto, enxuto e coloquial.
As reflexões presentes no monólogo levam a plateia a um mergulho nas lembranças mais marcantes de Jandira:
“Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela diante de seu público, narrando, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Autoficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático”, disse a autora sobre o trabalho.
Parceria com Marcos Caruso
Jandira Martini formou, durante quatro décadas, uma parceria com Marcos Caruso, criando dezenas de peças e conquistando os prêmios mais importantes do teatro brasileiro, com sucessos como a comédia Sua Excelência, o Candidato. Após a morte de Jandira, Caruso foi convidado pelos filhos da autora para continuar o projeto, e ele escolheu Isabel Teixeira para interpretar o monólogo.
“Uma corajosa exposição. Uma improvável abertura de sentimentos de uma das pessoas mais fechadas que conheci. Uma peça que fala de uma dor que todos nós compartilhamos, com um grau elevado de bom humor e poesia”, disse Caruso.
Fluxo e Paixões
Isabel Teixeira é quem traz à vida as reflexões de Jandira Martini. Nos momentos mais difíceis, a personagem, que também atua como narradora, busca alívio nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros grandes escritores, suas paixões.
“Como lidar com uma condição que te atravessa e, a princípio, é impossível aceitar? A escrita, aqui, é um fluxo que conduz ao entendimento pessoal e transborda na cena para quem quiser ouvir. ‘Talvez valha a pena’, escreve Jandira. E eu digo e quero repetir todas as noites para o público”, revelou Isabel.
SERVIÇO
Jandira – Em Busca do Bonde Perdido
Onde: Teatro Guairinha
Quando: de 13 a 15 de setembro. Sexta-feira e sábado, às 21h; domingo, às 18h.
Quanto: A partir de R$ 56,60, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro ou no site Disk Ingressos.