Um dos festivais mais tradicionais e charmosos do Rio de Janeiro, o Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, terá sua 32ª edição nos dois primeiros finais de semana de setembro: dias 7 e 8, 14 e 15.
Com o tema “Cores do Bonde”, o evento, idealizado pelo artista plástico Valter de Gaudio, busca destacar a importância do bondinho, símbolo do bairro e da cidade. Gaudio, que espera receber cerca de 30 mil visitantes, explica a escolha do tema e seu impacto cultural.
“A arte sempre foi um instrumento de reflexão. Este ano, chamamos o público a refletir sobre a importância do bondinho para a cidade, para o turismo e para os moradores e comércio da região. O bonde não é apenas de Santa Teresa, mas do Rio de Janeiro. Na abertura do festival, teremos um grande cortejo, do Curvelo ao Largo dos Guimarães, com artistas do bairro, grupos de dança e circo, e quem mais quiser participar”, afirma Gaudio.
Quatro dias de festa e cultura
Serão quatro dias de exposição coletiva em diversos pontos, com início na sede do evento, o Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), importante centro cultural de Santa Teresa.
Além disso, o circuito de exposições se estenderá ao Museu da Chácara do Céu, ateliês de artistas participantes, galerias de arte e nas ruas movimentadas do bairro, como o Largo das Neves, Largo do Guimarães e Largo do Curvelo, onde intervenções artísticas acontecerão ao longo dos dias de evento.
A programação do Arte de Portas Abertas inclui uma série de atividades paralelas, focadas em promover a cultura local e a inclusão social. Entre os destaques estão:
- Oficinas de sustentabilidade e produção de hortas caseiras e coletivas com Clatia Vieira.
- Oficina de musicalização voltada para os moradores dos morros dos Prazeres, Coroa e Fallet, com doação dos instrumentos fabricados durante as oficinas para a Instituição Casarão dos Prazeres.
- Oficina de grafite ministrada por Airá Ocrespo, que atua na revitalização do bairro com seu trabalho de cultura urbana.
- Apresentação da Roda Cultural Canta Teresa, que promove uma batalha de conhecimento com o tema “Cores do Bonde”, resgatando jovens das comunidades locais do tráfico por meio da música.
Homenagens e shows
O festival também presta homenagens a grandes nomes da arte local, como o escultor Pedro Grapiúna, o ceramista Zé Andrade e a artista plástica Deborah Costa. Além disso, o Mirante Jorge Salomão será palco de uma homenagem ao teatrólogo Amir Haddad, com a participação do grupo Tá na Rua e apresentações dos cantores Chico Chico e João Mantuano.
Outro destaque é a feira de arte e música organizada pelo Coletivo Mulheres de Santa, que reúne artesãs e artistas locais. O evento incluirá shows da cantora Taís Lara e convidados, e será realizado no Largo das Neves.
SERVIÇO
Arte de Portas Abertas 2024 – 32ª edição
Onde: Santa Teresa, Rio de Janeiro
Quando: 7, 8, 14 e 15 de setembro
Quanto: Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços