Quatro longas-metragens brasileiros premiados em festivais internacionais ou muito aguardados pela expectativa que provocam vão estrear nos cinemas brasileiros no último trimestre do ano. Confira abaixo quando assistir aos quatro filmes mais esperados de 2024.
Precisamos Falar
O longa “Precisamos Falar”, dirigido por Pedro Waddington e Rebeca Diniz, explora questões profundas sobre moralidade e o peso das responsabilidades familiares. Baseado no livro “O Jantar”, de Herman Koch, o filme aborda a banalidade do mal e o desprezo pelo outro.
Com um elenco de peso, incluindo Marjorie Estiano, Alexandre Nero e Hermila Guedes, a produção promete impactar o público ao tocar em temas sombrios da condição humana. A estreia no Brasil ocorrerá na Mostra Hors Concours do Festival do Rio, com data a ser confirmada.
Manas
Manas, primeiro longa de ficção de Marianna Brennand, conquistou o prêmio de Melhor Direção na Giornate Degli Autori, durante o Festival de Veneza. A produção, ambientada na Amazônia, acompanha uma jovem de 13 anos que enfrenta a violência estrutural que afeta sua família e comunidade.
- Leia Também: Filme Manas é premiado no Festival de Veneza
Com Dira Paes e Jamilli Correa no elenco, o filme representa a resistência das mulheres amazônicas e a força do cinema brasileiro. A estreia nacional ocorrerá na mostra competitiva do Festival do Rio, e nos cinemas ainda em 2024.
Ainda Estou Aqui
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi ovacionado no Festival de Veneza e concorre ao Leão de Ouro. O filme, inspirado na história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, retrata a luta de uma mãe pelo desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, sequestrado pelo regime militar.
Com Selton Mello no papel de Rubens, o filme é um forte candidato ao Oscar de filme estrangeiro. A primeira exibição no Brasil será na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre 17 e 30 de outubro, e a estreia comercial está prevista para novembro.
O Auto da Compadecida 2
O clássico “O Auto da Compadecida” retorna com uma aguardada sequência. Selton Mello e Matheus Nachtergaele voltam a interpretar Chicó e João Grilo, 25 anos após o primeiro filme.
Com roteiro original de Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão, o elenco contará também com Taís Araújo e Eduardo Sterblitch. A estreia está marcada para no dia do Natal, 25 de dezembro, no circuito comercial de cinemas brasileiros.