Criado em 2009, o Festival Choro Jazz pela primeira vez vai acontecer na região do Cariri cearense. A partir de amanhã, 17 com uma série de oficinas com nomes importantes da música instrumental brasileira no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e da quinta (20) até sábado (22) com shows na Vila da Música, no centro da cidade de Belmonte, no Crato. A programação tem entrada gratuita.
As duas primeiras etapas do festival, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, foram realizadas em julho, no Pará. Agora, com o apoio do Governo do Ceará e do Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Choro Jazz chega ao Cariri. O idealizador e curador do evento, Antônio Ivan Capucho, ressaltou a importância da sua chegada à região do Cariri:
“É um grande encontro da música do Brasil, no Cariri cearense, pra chamar atenção pra música do Brasil, pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria poder realizar o Festival Choro Jazz no Cariri, com toda a cultura, a identidade, a herança histórica e artística da região”, afirma Antônio Ivan Capucho.
Egberto Gismonti e Orquestra
Na programação de shows, o grande destaque é o concerto de encerramento de Egberto Gismonti acompanhado pela Orquestra à Base de Sopros de Curitiba. Compositor, arranjador e multi-instrumentista, Gismonti é um dos músicos brasileiros mais importantes dos últimos 50 anos.
Músico erudito por formação, pesquisou música popular e folclórica brasileira. Multi-instrumentista, foi um dos pioneiros no Brasil no uso sintetizadores. Gravou 70 álbuns e compôs mais de 50 trilhas sonoras para cinema, teatro, balé e séries de TV .
Confira a programação de shows:
Quinta-feira, 20/09
A programação começa na quinta-feira, 20 de setembro, às 19h, com a apresentação do Duo Selestrial, formado pelo violonista e compositor Fabrício da Rocha e pelo flautista Junior Crato, que exploram a obra de Hermeto Pascoal. Às 20h30, se apresenta o Quartchêto, com mais de 20 anos de trajetória. Às 22h, será realizado o Baile do Ney, com o contrabaixista Ney Conceição e convidados com música instrumental de pegada dançante.
Sexta-feira, 21/09
Na sexta-feira, a programação começa às 19h com Gilberto Monteiro e o Quarteto Sucinta, reforçando a conexão musical entre o Rio Grande do Sul e o Ceará. Às 20h30, sobem ao palco Carlinhos Patriolino e Choro Cabuloso. Às 22h, é a vez de Moacyr Luz e do Samba do Trabalhador.
Sábado, 22/09
No sábado, a programação começa mais cedo, às 16h30, com duas referências da música instrumental no Cariri: Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira. Às 18h, se apresenta O Trio, criado em 1987 para homenagear Radamés Gnattali. Às 19h30, encerrando a programação do Choro Jazz no Cariri, o palco é de Egberto Gismonti e da Orquestra à Base de Sopros de Curitiba, com 16 músicos.