A CAIXA Cultural Curitiba recebe a sambista gaúcha Pâmela Amaro como a quinta atração do projeto Samba de Bamba. No dia 17 de setembro, terça-feira, às 20h, a artista apresenta o show Samba às Avessas, no teatro da CAIXA Cultural Curitiba.
Antes do espetáculo, às 18h, Pâmela realiza um bate-papo aberto ao público com o tema O Feminino no Samba, onde compartilhará sua trajetória artística e discutirá a representatividade das mulheres tanto no palco quanto nas letras do samba.
Pela primeira vez apresentando seu trabalho autoral em Curitiba, Pâmela Amaro estará acompanhada de sua banda formada por Thayan Martins (pandeiro e percussão geral), Gabriela Barbosa (rebolo), Giovana Jung (repique de mão e percussão) e Fábio Azevedo “Cabelinho” (cavaquinho). O show explora diferentes vertentes do samba, como samba de roda, partido alto e samba de breque, incorporando ainda influências de rap, jongo e do batuque gaúcho.
Samba às Avessas é também o nome do álbum de estreia da sambista e compositora. Suas letras trazem críticas sociais e exploram a malandragem feminina, como se vê na canção-título: “Eu não entendo esses sambistas da antiga cujo tema do seu samba é uma mulher uma amiga/ Um grande amor sofrido, que só deixou saudade, o homem nunca é bandido, é da mulher a falsidade”.
Carreira
Nascida em Porto Alegre, Pâmela Amaro cresceu em um ambiente musical familiar, moldando sua vocação desde a infância, inspirada por grandes nomes do samba como Dona Ivone Lara, Candeia e Fundo de Quintal. A artista destaca-se na cena musical do Rio Grande do Sul, evidenciando as africanidades e enaltecendo o legado das mulheres pretas no samba. Além de cantora e compositora, Pâmela também é atriz e musicista, com habilidade no cavaquinho e percussão.
Ao longo de sua carreira, ela integrou importantes projetos musicais protagonizados por mulheres, como Vozes de Dandara, Gurias da Percussão, Choro das Gurias, Três Marias e Roda Herdeiras do Samba, além de participar de rodas de samba em bares e espetáculos de teatro.
Serviço
Samba às Avessas, de Pamela Amaro
Onde: Teatro da CAIXA Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Quando: Dia 17 de setembro, terça-feira, às 20h (bate-papo às 18h)
Quanto: Ingressos a partir de R$ 20 (meia-entrada disponível)