O espetáculo Ninguém Sabe Meu Nome, faz uma curta temporada entre os dias 19 e 22 de setembro na Caixa Cultural Curitiba. Estreado em 2022, o monólogo tem circulado por diversas cidades do Brasil desde então, aclamado por público e crítica.
O monólogo, estrelado pela atriz Ana Carbatti e dirigido por Inez Viana e Isabel Cavalcanti, traz à cena o dilema de uma mãe negra ao abordar o racismo com o próprio filho. A personagem se questiona:
“Devo educar meu filho para que cresça e floresça em sua pureza, ou despi-lo de sua inocência em tenra idade e prepará-lo para enfrentar uma sociedade que não o reconhece como igual? Ou ainda, seria possível fazer as duas coisas?”
Assim, a dramaturgia de Ninguém Sabe o Meu Nome reflete sobre os códigos não escritos da sociedade e as possibilidades de resistência e ruptura em um país que não reconhece os negros como iguais, apesar de abrigar a maior população preta fora do continente africano.
“A mãe só quer ter certeza de que seu filho vai chegar à idade adulta e se tornar um cidadão comum e respeitado. Sua angústia sintetiza a de milhões de mães no Brasil e no mundo”, afirma Ana Carbatti, indicada aos prêmios Shell, APTR e Cenyn pelo papel.
Para a diretora Isabel Cavalcanti, falar sobre o racismo no Brasil e sobre a violência sofrida pela população preta, que é a maioria no país, é urgente. “É fundamental repensar a história brasileira e promover esse debate no teatro, onde ainda é possível estabelecer um diálogo amoroso”, declara.
Ações Paralelas
Além do espetáculo, duas ações paralelas fazem parte da programação. No dia 21, ocorre o debate “Co-vítima – uma questão de saúde pública”, uma interlocução entre teatro e comunidade sobre os impactos do racismo, com a participação da geógrafa Glaucia Pereira do Nascimento e do ator e professor Marcel Malê.
No dia 22, será realizada a oficina “Meu Corpo: ação e emoção teatral”, destinada a jovens e adultos com ou sem experiência teatral. As inscrições podem ser feitas online.
SERVIÇO
Ninguém Sabe Meu Nome
Quando: de 19 a 22 de setembro, de quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h
Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) no site da Caixa.