As raízes africanas do mestre sambista Martinho da Vila são o ponto de partida do musical Martinho, Coração de Rei – O Musical, dirigido por Miguel Falabella, que estreia nesta sexta-feira (20), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A temporada vai até o dia 24 de novembro.

Com dramaturgia da africanista Helena Theodoro, o musical mergulha nas raízes africanas do sambista, revelando a profunda influência da Folia de Reis e de outras manifestações culturais afro-brasileiras em sua obra.

O diretor Miguel Falabella e o elenco de Martinho, Coração de Rei – O Musical. Foto: Erik Almeida/Divulgação

O espetáculo é inspirado em sua pesquisa sobre o continente africano e na biografia “Martinho”, escrita por Helena. A trilha sonora é composta pelas canções de Martinho da Vila, em sua carreira de quase 60 anos de sucesso.

Grandes do Samba

A peça é um projeto do produtor Jô Santana, que já havia criado a Trilogia do Samba, homenageando Cartola, Dona Ivone Lara e Alcione.

Dividido em dois atos, com duração de 150 minutos e um intervalo de 15 minutos, o espetáculo aborda o Martinho da Vila homem de família, o compositor, o militar e o apaixonado por futebol.

Chega ao carnaval e às ancestrais rodas de samba – nesse momento, grandes nomes do samba, como Leci Brandão e Mart’nália, fazem participações especiais.

Família e Figurinos

No palco, um elenco de 20 atores, cantores e bailarinos, além de 8 músicos, dão vida a essa história. Entre eles, estão os netos de Martinho: a atriz, cantora e dançarina Dandara Ventapane e o músico Guido Ventapane.

Figurinos criados por Cláudio Tovar são destaque na montagem. Foto: Erik Almeida/Divulgação

Os figurinos, criados pelo premiado Cláudio Tovar, foram confeccionados por colaboradoras do negócio social Tereza, com apoio do Instituto Humanitas360. Nessa parceria, nove mulheres egressas do sistema prisional costuraram e bordaram as peças no ateliê instalado na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Serviço

Martinho, Coração de Rei – O Musical

Onde: Teatro Sérgio Cardoso, (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo)
Quando: temporada: 20 de setembro a 24 de novembro de 2024, com sessões às sexta, sábados e domingos.
Quanto: De R$ 15 a R$ 200 no Sympla www.sympla.com.br

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile