Entre os dias 1º e 10 de novembro, Recife receberá a 18ª edição do Festival de Circo do Brasil. O tradicional evento, patrocinado pela Petrobras, ocupará teatros e espaços públicos da cidade. Duas atrações internacionais da programação de 2024 já foram confirmadas.
Uma delas é o espetáculo Ancrage, que vem do Senegal.
Dirigido pelo artista Modou Fata Touré, a performance questiona a desconexão do homem com o meio ambiente, explorando essa temática por meio de materiais brutos como palha, madeira e terra.
Em parceria com o acrobata Ibrahima Camara, Touré traz à cena novas técnicas circenses que esboçam o novo rosto do circo africano contemporâneo.
Outra atração de destaque é o espetáculo Fora, de Alice Rende (BRA/FRA), que se apresentará pela primeira vez no Brasil.
Com uma performance intensa, a artista utiliza técnicas tradicionais de contorcionismo em uma linguagem contemporânea, onde o movimento distorcido surge como uma resposta à opressão externa.
Edital aberto
Para a seleção dos grupos nacionais que vão compor a programação, o FCB lançou um edital nacional cujas inscrições gratuitas estão abertas até 30 de setembro.
O edital é voltado para artistas e companhias de todo o Brasil, que atuem no circo ou que dialoguem com outras expressões artísticas. As inscrições podem ser feitas no link.
Semente
O tema desta edição do FCB, é Semente, uma reflexão sobre as raízes do processo criativo no universo circense.
“Este ano marca um novo momento para o festival. Queremos colaborar mais com a cadeia produtiva do circo contemporâneo, e, por isso, decidimos lançar o primeiro edital e pitching para criação artística. Este é apenas o primeiro passo do que pretendemos realizar daqui pra frente. Nossa intenção é, além do período do festival, impulsionar processos criativos ao longo do ano”, disse Danielle Hoover, idealizadora do festival ao jornal Diário de Pernambuco.
Serviço
Festival de Circo do Brasil
Onde: Recife, teatros e espaços públicos
Quando: 1º a 10 de novembro
Quanto: Inscrições gratuitas até 30 de setembro