O libreto da ópera Nabucco, em temporada no Theatro Municipal de São Paulo até 30 de setembro, é a um só tempo, aula e marco da história da luta pela liberdade . Escrita em quatro atos pelo compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) em 1842, a trama reflete o contexto em que o norte da Itália estava sob ocupação do Império Austro-Húngaro. Utilizando um episódio do antigo testamento, Verdi aborda metaforicamente o sofrimento do povo italiano naquele período.

A história de Nabucco retrata a invasão de Jerusalém pelo monarca Nabucodonosor II, rei da Babilônia (localizada na atual região do Iraque) entre 604 e 562 a.C. No libreto de Temistocle Solera, a filha do monarca, Fenena, é mantida refém pelos hebreus, e Nabucco invade a cidade sagrada para resgatá-la. Ele incendeia o templo judaico e retorna à Babilônia, onde a trama se desenrola com intrigas palacianas e complôs políticos de aspirantes ao trono.

Coro dos Escravos

No terceiro ato, ocorre a famosa ária “Va, pensiero, sull’ali dorate”, conhecida como o “Coro dos Escravos Hebreus”. Nela, os judeus exilados cantam sobre sua terra, e Verdi cria um símbolo da luta nacionalista italiana contra a ocupação austro-húngara, que culminaria na unificação da Itália. A melodia se tornou uma das mais conhecidas da história da música e alçou Verdi ao status de superestrela cultural do século XIX.

Montagem Atual

A montagem do Grand Théâtre de Genève que terá palco no Theatro Municipal vem de uma temporada na Suíça e conta com a direção musical de Roberto Minczuk e a direção cênica de Christiane Jatahy. A produção tem a participação do Coro Lírico Municipal e da Orquestra Sinfônica Municipal.

Pela primeira vez, Christiane Jatahy dirige uma ópera no Municipal de São Paulo. Foto: Divulgação

Para Andrea Caruso Saturnino, superintendente geral do Complexo Theatro Municipal, a ópera é uma oportunidade única de assistir a um clássico revisitado pelas mãos de uma grande artista brasileira contemporânea.

“Estamos muito felizes em trazer Christiane Jatahy para dirigir uma ópera pela primeira vez no Theatro Municipal, especialmente sendo ‘Nabucco’, um clássico que trata de temas tão importantes, como a imigração e a opressão”, afirmou.

Nabucco

Ópera de Giuseppe Verdi, com libreto de Temistocle Solera – Montagem original do Grand Théâtre de Genève

Datas:

27/9/2024 • 20h

28/9/2024 • 17h

29/9/2024 • 17h

1/10/2024 • 20h

2/10/2024 • 20h

4/10/2024 • 20h

5/10/2024 • 17h

Onde: Theatro Municipal de São Paulo

Quanto: Ingressos disponíveis no site do Theatro Municipal

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile