O olha estrangeiro sobre um povo originário da região amazônica, a etnia huni kuin, é o ponto de partida da exposição Mukabata, com fotografias e vídeos de Eneléo Alcides que entra em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), em Florianópolis, na próxima sexta-feira (4) às 19h. A visitação é gratuita e vai até o dia 29 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 21h.
- Leia Também: Osesp anuncia atrações da temporada 2025
A mostra, cuja curadoria da exposição é assinada por Rosângela Miranda Cherem e Fabrício Tomazi Peixoto, contém imagens capturadas nos altos dos rios Tarauacá e Jordão, na fronteira do Brasil com o Peru, na Amazônia ocidental.
“Mukabata aborda as familiaridades e os estranhamentos provocados pelo encontro interétnico e a improbabilidade dessa comunicação”, explicou Eneléo Alcides a reportagem da Fundação Catarinense de Cultura.
O fotógrafo que além de artista visual é como história da arte, direito, antropologia social e comunicação social explica que o significado do nome da exposição revela uam dicotomia filosófica e prática do da cosmogonia da etnia indígena.
“Muka (amargo) e Bata (doce) são forças transformadoras, capazes de curar ou matar. A exposição reflete os complexos encontros entre os Huni Kuin, outros povos originários e os descendentes dos colonizadores, em uma relação marcada por incomunicabilidades, mitos e transformações que podem destruir ou revigorar”.
Sobre o MIS/SC
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) foi criado em 1998 para preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância nacional e catarinense.
O acervo reúne mais de milhares de peças audiovisuais, registro sonoros e vários suportes e um grande acervo fotográfico. Nele, o destaque são as mais de 100 peças de uma coleção que inclui os negativos em vidro cristal do fotógrafo August Suiter, registrando a construção da estrada de ferro Rio Grande do Sul – São Paulo entre 1908 e 1910.
Exposição “Mukabata”, do fotógrafo Eneléo Alcides
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Centro Integrado de Cultura (CIC)
Quando: Abertura: 04/10/2024 (sexta-feira), às 19h com visitação até 29/11, de terça a domingo, das 10h às 21h
Quanto: entrada gratuita