Entre os dias 10 e 12 de outubro, o 21º Festival de Lençóis o centro de arquitetura colonial preservada da cidade que é o portal da Chapada Diamantina num palco shows musicais. Neste ano, quando completa 25 anos de existência, o evento antecipa as comemorações pelos 40 anos da Axé Music.

Na Bahia, a história conta que o que hoje chamamos de “Axé Music” teve como marco inicial o lançamento da música Fricote, por Luíz Caldas, no disco Magia, em 1985 que ganhou o mundo. Mas o Festival de Lençóis vai antecipar a festa chamando a poderosa estrela do Axé, Daniela Mercury, para ser a headliner do evento.

Daniela Mercury é a grande atração do Festival de Lençóis. Foto: Célia Santos/Divulgação

Além da rainha do Axé, há shows de Marcelo Falcão e de nomes como Jau e o grupo Sambaiana, liderado pela cantora Ju Moraes. A homenagem aos 40 anos do axé será comandada por Luciano Calazans, Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo Santana, que subirão ao palco juntos.

A artista revelação baiana Melly, que mistura ijexá, pop e R&B, e a eclética compositora Samantha Tosto também estão entre as atrações. Em outro momento especial, educação e ancestralidade se encontram na Aula Espetáculo da Família Grãos de Luz e Griô.

A programação ainda conta com o reggae da banda local Zion, a harmonia do Duo Nalú (composto pela violonista Natália Cunha e o trombonista Luiz Fagner) e a Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, uma das entidades culturais mais antigas da cidade.

Lençóis contra o Fogo

A cidade de Lençóis, a 400 km de Salvador, é a porta de entrada da Chapada Diamantina. Além de conservar a arquitetura, a história e a memória do tempo do garimpo de diamantes, a região está cercada por áreas naturais ricas em biodiversidade.

O conjunto arquitetônico e paisagístico de Lençóis foi tombado, pelo Iphan, em 1973. A cidade situa-se na região centro-oeste da Bahia, em um anfiteatro natural na encosta oriental da Serra do Sincorá.

Com vida noturna e muitos serviços, é um ponto obrigatório para quem quer conhecer cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos e formações geológicas de mais de 1 bilhão de anos. Lençóis também é uma das cidades mais importantes para o turismo de aventura no mundo.

Até por isso, o evento aderiu à campanha Bahia contra o Fogo e desenvolve ações de prevenção, combate e monitoramento de incêndios na região. O foco está na conscientização do público para que assuma uma atitude de compromisso com a preservação do ecossistema local.

Confira a programação do 21º Festival de Lençóis:

10 de outubro

19h – Filarmônicas

20h20 – Samantha Tosto

21h45 – Homenagem aos 40 anos do Axé Music – Luciano Calazans convida Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo

00h – Sambaiana

11 de outubro

19h – Família Grãos de Luz e Griô

20h20 – Duo Nalú

21h45 – Marcelo Falcão

00h – Jau

12 de outubro

19h – Marcel Jaques

20h20 – Melly

21h45 – Daniela Mercury

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile