Em 2024, o Festival de Circo do Brasil alcança sua maioridade. Entre os dias 1º e 10 de novembro, Recife receberá a 18ª edição deste festival visionário, essencial no calendário cultural da cidade e reconhecido internacionalmente no universo circense. Serão apresentados espetáculos nacionais e internacionais, além de oficinas, palestras, vivências, feira criativa, lançamentos de livros e filmes.
O evento, patrocinado pela Petrobras, ocupará teatros e espaços públicos de Recife, como o Parque Santana, o Centro Cultural Apolo-Hermilo, o Teatro de Santa Isabel e o Teatro do Parque.
Veja abaixo a lista dos espetáculos da programação do Festival:
- A Engrenagem Que Nos Move – Raio de Sol (BRA/PE)
- Ancrage – SenCirk (SEN)
- Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro – Trupe Circus (BRA/PE)
- E o Palhaço, Tem Concerto? – Cia Oruã (BRA/SP)
- Faminta – Natasha Jascalevich (BRA/RJ
- Fora – Alice Rende (BRA/FRA)
- Hiato – Cia Catavendo (BRA/GO)
- Rústico – Cia Barnabô (BRA/SP)
- Se Não Fosse Mágica – Cia Brincantes de Circo (BRA/PE)
- WWW Para Freedom – Barracão Teatro (BRA/SP)
Entre as atrações confirmadas estão duas apresentações internacionais, incluindo o espetáculo Ancrage, do Senegal.
Ancrage, dirigido por Modou Fata Touré, explora a desconexão entre o homem e o meio ambiente. Utilizando materiais brutos como palha, madeira e terra, o espetáculo traz uma reflexão profunda sobre o tema. Em parceria com o acrobata Ibrahima Camara, Touré apresenta novas técnicas circenses, revelando o rosto contemporâneo do circo africano.
Outros destaques da programação incluem o espetáculo Fora, da artista Alice Rende (BRA/FRA), que se apresentará pela primeira vez no Brasil. Utilizando técnicas tradicionais de contorcionismo, Rende oferece uma performance intensa, onde o movimento distorcido se torna uma resposta à opressão externa.
Semente
O tema desta edição é Semente, uma reflexão sobre as raízes do processo criativo no universo circense. Segundo Danielle Hoover, idealizadora do festival, “Este ano marca um novo momento para o festival. Queremos colaborar mais com a cadeia produtiva do circo contemporâneo. Nossa intenção é, além do período do festival, impulsionar processos criativos ao longo do ano.”
A feira colaborativa Feira Na Laje também estará presente nos dias 2 e 3 de novembro, das 10h às 19h, no Parque Santana, reunindo marcas locais e produtos criativos.
Festival de Circo do Brasil
Onde: Recife, teatros e espaços públicos
Quando: 1º a 10 de novembro
Quanto: ingressos no Sympla