Nos dias 15 e 16 de novembro de 2024, ocorre a Mostra de Cinema das Missões, um festival gratuito de exibições cinematográficas ao ar livre que transformará as ruínas da antiga catedral no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, em uma sala de cinema.
Serão exibidos 18 filmes, de 12 países, na segunda edição do evento, que celebra a história das Missões Jesuíticas e sua proximidade com o quarto centenário, em 2026, além de promover a arte cinematográfica. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A curadoria da mostra foca em filmes independentes que abordam temas como sustentabilidade, questões multiétnicas e a consciência histórica da região missioneira. A programação inclui um conjunto de obras que tratam da preservação do patrimônio histórico-cultural e da coexistência em territórios multiétnicos.
Para antecipar o clima da 2ª edição da Mostra de Cinema das Missões, dois eventos foram programados. No dia 14 de outubro, ocorreu a exibição do longa-metragem documental Trinta Povos, dirigido por Zeca Brito, que explora a cultura dos povos que integraram a história das Missões Jesuíticas.
No dia 22 de outubro, o público ainda poderá assistir ao documentário Portuñol, com a presença da diretora Thaís Fernandes e do professor e doutor em Letras Ricardo Barberena, que participarão de um bate-papo mediado por Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da mostra.
O filme, premiado como melhor longa-metragem gaúcho no Festival de Cinema de Gramado em 2020, explora a mistura linguística e cultural entre o português e o espanhol nas regiões de fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina. Para participar das sessões, é necessário fazer inscrição prévia e gratuita no site do Instituto Ling.
A programação completa será divulgada no dia 28 de outubro nas páginas da mostra. A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Massey Ferguson e do Grupo Redemaq.
Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, integrante dos Sete Povos das Missões, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo.
Localizado no município de São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, o sítio é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983, junto às ruínas de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, na Argentina.
A construção, iniciada entre 1735 e 1745, foi projetada pelo padre italiano João Batista Primolli e erguida em pedra grês. A igreja, no entanto, nunca foi finalizada, faltando a segunda torre, que seria o observatório astronômico.
Além das ruínas, o sítio abriga o Museu das Missões, que guarda uma coleção significativa de esculturas sacras dos Sete Povos, em sua maioria esculpidas em madeira policromada.
Mostra de Cinema das Missões
Onde: Ruínas de São Miguel das Missões, RS
Quando: 15 e 16 de novembro de 2024
Quanto: Entrada gratuita