A peça Benjamim, te Sigo Daqui conta a história de Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil.
O espetáculo que faz sucesso no repertório do grupo desde 2022, será apresentada no Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro, as 19h com entrada gratuita.
A montagem da Inepta. Cia mistura linguagens de circo, humor e música para fazer uma paralelo entre a história do próprio grupo – surgido em apresentações feitas nos trens do ramal Gramacho, em Duque de Caxias – com os caminhos e vivências de Benjamim um dos principais responsáveis pela ampliação da teatralidade circense brasileira.
“Mais do que valorizar esse grande nome da teatralidade circense afro-diaspórica, o projeto busca provocar o público a reconhecer o legado desse empresário, compositor, dramaturgo, encenador, ator, músico, produtor cultural e palhaço do século XX”, afirma Junior Melo, idealizador e ator do projeto.
Ele ressalta que, assim como Benjamim, outros artistas negros brasileiros precisam ser lembrados: “Essa disputa de narrativas nos permite sonhar com uma memória crítica, que pode ajudar na construção de políticas públicas.”
Além da palhaçaria, Benjamim unia música e texto em cena, cativando o público, algo que o espetáculo também busca recriar. “Essa peça é nossa piada mais alegre e a poesia mais íntima dedicada ao menino de Pará de Minas, que nos ensinou que o melhor destino é a busca”, diz o ator Cássio Duque.
Com 60 minutos de duração, o espetáculo traz ao palco textos e composições de Benjamim, como a cançoneta “O Automóvel” (1910), restaurada por Cristiano Grimaldi e executada mecanicamente na voz do próprio artista.
Benjamim, te Sigo Daqui
Onde: Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz
Quando: dia 30 de outubro, às 19h
Quanto: entrada gratuita