Pelo segundo ano, a área externa da Cinemateca Brasileira recebe uma programação especial durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O Espaço Petrobras conta com exibição de filmes, bate-papos e apresentações musicais.
-
Leia Também + Festival em Curitiba mantém viva a magia do Super 8
No Espaço Petrobras, a programação dos próximos dias da 48ª Mostra estará repleta de sessões de filmes inéditos e premiados e de apresentações especiais.
Neste sábado, 26 de outubro, sábado, acontece a exibição de Tudo Que Imaginamos Como Luz, de Payal Kapadia, às 19h30, antecedida pela apresentação do Bloco Bollywood, dedicado à música indiana.
O filme, que integra o Foco Índia da Mostra, venceu o grande prêmio do júri no Festival de Cannes. A produção se passa em Mumbai, onde a rotina da enfermeira Prabha se transforma quando ela recebe um presente inesperado do ex-marido.
Também dentro do Foco Índia, serão exibidos os filmes A Canção da Estrada (1955), O Invencível (1953), O Mundo de Apu (1959) e O Covarde (1965), todos do cineasta Satyajit Ray, homenageado pela Mostra em 2024.
O infantojuvenil Boong, de Lakshmipriya Devi, também ganha exibição no Espaço Petrobras. Além do Foco Índia, o filme faz parte da 1ª Mostrinha, assim como a versão restaurada do clássico indiano Kummatty (1979), de Govindan Aravindan, que terá sessão no local.
Dentro da programação da 1ª Mostrinha, o Espaço Petrobras também exibe em 27 de outubro Menino Maluquinho – O Filme, de Helvécio Ratton, em homenagem ao cartunista e escritor Ziraldo, falecido em 2024. Em 29 de outubro, é a vez de Vivendo em Excesso, de Kristina Dufková, e Nayola, de José Miguel Ribeiro. No dia 30 de outubro, Adam Muda Lentamente, de Joël Vaudreuil, terá sessão.
Outra exibição especial no Espaço Petrobras acontece em 28 de outubro, na segunda-feira. Ganham sessão episódios da série Os Quatro da Candelária, de Márcia Faria e Luis Lomenha, seguidos de debate com a equipe do filme.
Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Paulo Gustavo.
Espaço Petrobras – Cinemateca Brasileira (área externa): Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino. Capacidade: 600 lugares.