Depois de sete anos interrompido, o Circuito Pixinguinha está de volta em formato atualizado. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o objetivo é o mesmo desde o Projeto Pixinguinha criado nos fins dos anos 1970: fortalecer a música brasileira em circuitos de difusão pelo país.
O lançamento será realizado nesta quinta (31), às 20h, em Brasília, no Eixo Ibero-Americano (antigo Teatro Plínio Marcos), e contará com a apresentação da grande cantora Alaíde Costa e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob a regência do maestro Joaquim França. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no Sympla.
-
Leia Também+ O Evangelho Segundo Odair José
O evento terá a presença de Maria Marighella, presidenta da Funarte; Eulícia Esteves, diretora de Música da Funarte; Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal; e Gustavo Vasconcellos, idealizador do show.
Maria Marighella destaca a importância da retomada do Circuito Pixinguinha. “O Circuito Pixinguinha está de volta, e reconhecer a importância dessa iniciativa, que nasceu em 1977 e marcou o imaginário de todo um país, é de um valor imenso para nós e para uma instituição como a Funarte, prestes a completar 50 anos de memória das artes brasileiras,” afirma.
O Circuito Pixinguinha, agora parte do Funarte Rede das Artes, integra cinco editais: Carequinha (circo), Klauss Vianna (dança), Marcantonio Vilaça (artes visuais), Myriam Muniz (teatro) e Pixinguinha (música). Com 44 projetos selecionados, o circuito passará por todas as regiões do Brasil, destacando a diversidade musical do país e conectando os cenários locais por meio de apresentações e trocas culturais.
Alaíde Costa
Aos 88 anos, Alaíde Costa, que participou da primeira edição do Circuito Pixinguinha em 1977, retorna ao palco acompanhada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que celebra 45 anos de história em 2024. Alaíde selecionou um repertório especial para este encontro com a música erudita. “Amo cantar com orquestra porque comecei minha vida musical assim. O repertório que vou apresentar me deixa mais feliz ainda, especialmente porque ainda não cantei com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro”, revela.
A OSTNCS, fundada em 1979 pelo maestro Claudio Santoro, já realizou milhares de concertos, além de acompanhar artistas nacionais e internacionais. Atualmente dirigida por Claudio Cohen, a orquestra celebra um momento único com Alaíde Costa, considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira.
Lançamento Circuito Pixinguinha com apresentação de Alaíde Costa e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Quando: 31 de outubro, às 20h
Onde: Eixo Ibero-Americano (antigo Teatro Plínio Marcos)
Quanto: Entrada gratuita, retirada de ingressos pelo Sympla