Os bastidores e os detalhes desconhecidos de O Filho de José e Maria, álbum lançado por Odair José em 1977 e considerado “disco maldito,” são revisitados pelo jornalista Leonardo Vinhas no livro O Evangelho Segundo Odair: Censura, Igreja e O Filho de José e Maria. A publicação integra a coleção Sound + Vision da editora Barbante.

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Marcado por sua ousadia, O Filho de José e Maria foi mal interpretado em sua época. O disco afastou fãs e enfrentou dura resistência, tanto da Igreja quanto da censura imposta pela ditadura militar.

Com um formato raro para o Brasil da época — uma ópera-rock —, o álbum tem dez faixas que narram a busca pela libertação pessoal de um jovem de 33 anos, pobre e de sexualidade ambígua, vivendo entre excessos e desafios. As referências à história de Jesus são claras e permeiam o título e as letras.

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Para recontar a criação do disco, Vinhas entrevistou músicos presentes nas gravações, incluindo Hyldon e membros sobreviventes da banda Azymuth, e colheu o próprio relato de Odair José sobre os fatos. A obra desfaz mitos e revela faixas descartadas que ampliam a compreensão desse álbum histórico.

Com ilustrações de André Ducci e prefácio de Márcio Sno, o livro O Evangelho Segundo Odair traz um olhar minucioso sobre o impacto cultural da obra e sua contribuição para a música brasileira.

O Evangelho Segundo Odair: Censura, Igreja e O Filho de José e Maria, de Leonardo Vinhas

Páginas: 144

Preço: R$ 49,90

Compre no site da Editora: Barbante

 

 

 

 

 

 

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Sandro Moser é jornalista e escritor.

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